Covid-19: Juiz de Fora avança para a Onda Verde do 'Minas Consciente'
16/10/2020 05:42 em REGIÃO

 

A Prefeitura de Juiz de Fora informou na noite desta quinta-feira (15) que o município vai avançar para a Onda Verde do "Minas Consciente". A decisão foi tomada após uma reunião do Comitê Municipal. A medida deve entrar em vigor na próxima quarta-feira (21) com a publicação de um novo decreto e enquanto isso, a cidade permanece na Onda AmarelaVeja abaixo outras questões discutidas.

De acordo com a Administração, haverá restrições em relação a alguns setores e novos protocolos a serem seguidos. As mudanças serão detalhadas em um novo documento. À reportagem, a Prefeitura reforçou a importância das medidas de prevenção do novo coronavírus, como o uso de máscaras.

Ainda conforme o Executivo, o avanço ocorreu após melhora nos índices da doença na cidade. Houve diminuição de 21% no número de casos confirmados. Nesta semana, a média de notificações positivas é de 29. Na última, era de 36.

Nesta quarta-feira (14), o G1 mostrou que a Macrorregião Sudeste, a qual o município faz parte, passou para a Onda Verde. Já a microrregião da cidade estava na etapa menos restritiva, no entanto, a Prefeitura havia optado por ficar na segunda fase do programa.

Em relação aos óbitos por Covid-19, são cinco até nesta quinta. Na semana passada, 16. Já no período retrasado, 20.

Apesar da diminuição das mortes, a Administração decidiu abrir mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Ana Nery. Agora, a rede pública conta com 183 lugares.

 

Outras decisões

 

Funcionamento dos shoppings

Durante a reunião, o Comitê resolveu que os shoppings poderão funcionar de segunda a sexta-feira, das 11h às 22h. Já nos fins de semanas, das 10h às 22h. A decisão ocorreu após o Governo de Minas autorizar a ampliação dos locais. Na última semana, o grupo chegou a debater sobre o assunto e vetar os horários.

Escolas

Com a ida para a Onda Verde, a Prefeitura poderá autorizar a volta das escolas no município. Apesar disso, o Executivo informou ao G1 que irá montar uma comissão para debater sobre o assunto, juntamente com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino da Região Sudeste de Minas Gerais (Sinepe).

O assunto voltará a ser debatido na próxima quinta-feira (22), juntamente com o Comitê Municipal. Enquanto isso, as atividades escolares presenciais seguem proibidas na cidade.

Concentração de pessoas

O Comitê também aprovou que a limitação de concentração de pessoas será feita por metragem. Agora, para os eventos abertos, a medida será manter o distanciamento de 4 m². Em locais fechados, a distância obrigatória é de 10 m².

A limitação por metragem tem o objetivo de controlar melhor a circulação de pessoas em atividades permitidas no âmbito do plano "Minas Consciente".

Entretanto, as alterações não valem para eventos vinculados necessariamente às autorizações municipais, apenas para cursos, reuniões e outros. Isso significa que todo evento ou acontecimento, que gera aglomeração e precisa de alvará municipal, continua limitado a 30 pessoas.

 

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!