Saiba as propostas dos(as) candidatos(as) para a educação em Leopoldina
20/10/2020 05:27 em LEOPOLDINA

 

Quais os problemas que ainda temos no setor de Educação e o que o(a) senhor (a) pretende fazer para melhorar a situação?
 
Brenio Coli (PSD-DEM-PODEMOS-PDT-AVANTE)

A qualidade do ensino municipal. Durante estes últimos oito anos a educação do nosso município foi colocada praticamente de lado. Veja os nossos índices conseguidos pelos alunos da rede municipal de ensino. Eles estão muito a desejar em relação aos nossos municípios vizinhos. Minha grande preocupação será sempre com a qualidade do ensino municipal, com uma estrutura adequada além de qualificação do corpo docente de toda rede municipal. Então este será o primeiro desafio: entender as causas do baixo desempenho dos nossos alunos nos índices de avaliação educacional, com atos contínuos de colocar nossa cidade com melhores índices de educação na região. O aluno com baixo desempenho, com certeza será um aluno com baixas oportunidades na vida.

Cláudia Conte (PT)

Precisamos de propostas inovadoras que dinamizem e valorizem a educação no município, garantindo uma gestão democrática, participativa e transparente, que otimize a utilização dos recursos na área. Destacamos: (I) dinamizar a intersetorialidade, conectando a Educação com  as demais Secretarias; (II) parcerias com as Instituições de Ensino Superior do município em Projetos de Extensão, para alunos e professores epara Cursos de Pós-graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado, para os profissionais; (III) estreitar o diálogo entre a SME e seus profissionais; (IV) criação da “Casa do Professor”; (V) implementação de processo democrático de escolha dos diretores das Escolas Municipais; (VI) revisão nas legislações da carreira; (VII) formação específica para os gestores escolares; (VIII) manutenção periódica dos prédios escolares, com melhoria das salas de aula, Bibliotecas, laboratórios de informática e de ciências; (IX) ampliação do atendimento em Tempo Integral, articulado com a Secretaria de Assistência Social; (X) promoção de eventos na área da Educação; (XI) equipes multidisciplinares itinerantes; (XII) Centro de Atendimento Psicopedagógico e Clínico, articulado com a Saúde.
 
  
Kélvia Raquel (PP-PSC-PSL-PSDB)  

A Educação é muito importante pra nós e foi por isso que fiz questão de escolher um professor como vice-prefeito. O Professor Thiago tem muito a contribuir com a cidade e ele será um vice atuante, sobretudo na área da educação. Penso que muito já foi feito, mas ainda precisamos avançar mais. Como nossa meta de governo é a questão do EMPREGO E RENDA, a Secretaria de Educação, assim como todas as demais, irá trabalhar incansavelmente para atingir essa meta. Para tanto, propusemos no nosso plano de governo um ensino básico que incentive o empreendedorismo. Iremos investir nos nossos alunos, ao final do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com cursos preparatórios para que os mesmos possam ingressar em outros níveis da educação (técnico, superior etc), utilizando a própria estrutura pessoal e física da Secretaria de Educação. Outro ponto importante que iremos fazer é a reestruturação dos Conselhos afins da Educação para que possam ser efetivos na construção de políticas públicas. Também iremos implantar formas de gestão democrática, compartilhando com a comunidade escolar o processo de escolha dos diretores das escolas municipais, bem como agremiações de alunos.
 
Marcos Paixão (REDE-PCdoB) 

A questão da qualidade do transporte e a segurança dos alunos me preocupa, todos os contratos deverão ser revisados criteriosamente assim como as reais condições dos veículos. Pelos dados do Ideb, a Educação em nosso município está satisfatória, mas sempre há possibilidade de melhorar o desempenho. Considero um dos setores mais importantes de uma gestão municipal, por isso, a qualificação e o reconhecimento dos professores é fundamental para a manutenção de uma educação de qualidade. Parabenizo a Secretaria Municipal de Educação pelo trabalho que vem sendo realizado!
 
Pedro Augusto (PL) 

O que temos de mais importante no Brasil são os brasileirinhos. Mas nossos brasileirinhos estão abandonados de uma maneira geral em nosso país, tanto que os níveis que medem a educação brasileira são baixíssimos. Nós em Leopoldina temos problemas sérios nesta área. Precisamos investir na educação desde a base e rever toda a sistemática educacional. Precisamos também valorizar de forma significativa todo o setor de educação, com professores capacitados e valorizados e escolas bem administradas e com boa infraestrutura. É importante ter um diálogo constante com os professores e demais profissionais ligados à educação, para que nos orientem tecnicamente a fim de que possamos oferecer um ensino de qualidade.
 
Ricardo Paf Pax (PSB-Republicanos-PV-PTB-MDB) 

Infelizmente, a situação da Educação municipal é o reflexo da educação em nosso país: caótica. Citei várias vezes o termo prioridade e, aqui, de propósito, não vou fazê-lo, porque a questão da educação está na essência de todas as coisas, antecedendo, até mesmo, as necessidades prioritárias. Não se resolve um problema, seja ele de segurança, saúde, política ou de qualquer outra natureza, sem antes passar pela educação. Entendemos que o Gestor Municipal deva ter por meta: - Trabalhar junto ao Governo Federal na tentativa de trazer novos cursos técnicos e superiores para o CEFET. - Trabalhar junto ao Governo Estadual para a ampliação dos cursos oferecidos pela UEMG em Leopoldina, bem como para implantação de uma unidade na Fazenda Experimental da EPAMIG para oferecimento de cursos técnicos e superiores na área agropecuária. - Trabalhar junto às instituições de ensino superior privadas instaladas nesta cidade, na tentativa de trazer novos cursos técnicos e superiores. - Valorizar e capacitar os professores da rede municipal, com oferecimento de cursos de aperfeiçoamento, disponibilização de melhores condições de trabalho e pagamento de vencimento digno e justo, à altura da importância do cargo. -  Implantar um modelo de escola democrática e participativa, completamente integrada e comprometida com a comunidade e com a participação efetiva de pais e alunos em todos os níveis de sua administração.

 

 

Fonte: Jornal Leopoldinense

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!