ENTUPIDO: O desafio de desentupir as redes pluviais entupidas com cimento, pedra, areia e lixo
28/10/2020 14:04 em LEOPOLDINA

 

Após inúmeras reclamações nos últimos anos sobre bueiros entupidos no bairro Jardim Bela Vista, as obras caminham para um desfecho positivo.

 

Aberta há mais de 3 meses, a obra que já tinha passado por requerimentos de alguns vereadores e mesmo assim, os problemas de revitalização demoraram por ocorrer.

Nesta semana, uma matéria publicada aqui pelo blog Leopoldina News retratando a situação política no município, retratou um pouco dessa situação da obra. Após a publicação, um dos funcionários que trabalham no reparo da rede pluvial enviou algumas imagens mostrando o que ocorreu para o entupimento da rede.  Segundo o funcionário, o qual iremos preservar a identidade apesar de sua autorização, as manilhas que foram retiradas estavam praticamente concretadas com sobras de material de construção que escoaram para a rede pluvial.

Na imagem enviada ao blog, é possível ver que a espessura da nata de cimento, pedra e areia que secaram no local impediram o escoamento da água das chuvas, e com outros tipos de lixo sendo levados aos bueiros, algumas residências foram prejudicadas com a situação.

 

 

Um outro problema detectado é que  as manilhas que saem no final da rua Adávio Pires de Almeida no Bela Vista e escoam para a rua Geraldo Alves Ferreira no Jardim Bela Vista estavam desniveladas, criando uma retenção interna, onde pararam cimento, areia, pedra e lixo, entupindo as manilhas.

O local de trabalho revela ainda que os funcionários precisam de equipamentos de segurança para a execução da obra, algo não visualizado pela reportagem. Segundo informações colhidas, é normal que os funcionários tenham que enfrentar serviços perigosos à saúde e a vida sem nenhuma proteção, usando Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

 

"Aqui tá a prova. Quem está jogando cimento aqui, eu te garanto que não está sendo prejudicado, mas o outro que mora a baixo, vizinho dele está levando a pior. Isso aí tem que ser passado adiante." - colocou o funcionário em um dos momentos da fala. Ainda ressaltou que  é preciso fazer a obra conforme o tempo dela, não apressando e assim se evita erros como os ocorridas na construção da rede.

 

Confira outras imagens enviadas e outras feitas pelo blog Leopoldina News no local da obra que passa pelo conserto da rede de esgoto e rede pluvial.

 

 

Observação: em outros diversos locais da cidade, moradores e ou comerciantes de churrasquinho e hamburguer tem lançado na rede pluvial as sobras de óleo de soja. O óleo produz uma crosta que ajuda a grudar lixo, atrai ratos, baratas e outros insetos.

 

 

 

Fonte: Leopoldina News - atualizada em 28/10/2020 às 13:54

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!