Estudantes e professores participam do 3º Encontrão Escrevendo com o Escritor
29/10/2020 05:34 em REGIÃO

 

O premiado projeto “Escrevendo com o Escritor” criado pela professora cataguasense Andrea Toledo, em 2005, acontece este ano de forma virtual. Desde setembro, o 3º Encontrão do Escrevendo com o Escritor vem mobilizando alunos, professores e escritores nas redes sociais. O evento, a exemplo das edições passadas, está bastante concorrido e só vai terminar no início de dezembro. “Atividade é o que não falta e já fizemos duas lives muito concorridas”, conta Maria Fernanda Sereno, que cuida da divulgação do evento. Este ano envolve alunos das escolas de Cataguases, Santana de Cataguases, Carangola e Leopoldina.

Para levar o projeto adiante o que não faltou foi criatividade. A equipe se desdobrou em gravações de espetáculos, contação de histórias, música e outras oficinas que estão sendo disponibilizados para as escolas, professores e crianças via aplicativo, blog, redes sociais e no Youtube, ampliando o seu alcance. Todo esse material, conta Andrea Toledo, “é de livre acesso, pode ser baixado e reproduzido sem internet, caso necessário.” Além das duas lives que já aconteceram e estão disponíveis no canal do projeto no Youtube para quem não pôde assistir, haverá mais uma no próximo dia 12 de novembro, “Me Conte Sobre o Encontro”, quando os professores contarão o que estão realizando com os alunos, e outras cinco, que serão realizadas com dois escritores em cada, sob a mediação da professora cataguasense Renatta Barbosa.

Repleto de novidades o 3º Encontrão do Escrevendo com o Escritor traz o App que pode ser baixado no seu celular gratuitamente (clique aqui para baixar). Outra é a participação da Equipe do Proler que está contando dez histórias inéditas do livro “Contaqui, Contalá! Histórias para Sonhar!” criadas pelos escritores especialmente para este evento. E por falar neles, participam desta edição Carolina Michelini, Dani Fritzen, Léo Cunha, João Marcos, Márcia Leite, Mauro Cruz, Michele Iacocca, Paulo Netho, Penélope Martins e Lulu Lima. E ainda com a Websérie Litera que conta a descoberta feita pelos personagens Malu e Dudu em um jogo online capaz de unir os amigos em um ambiente virtual percorrendo diferentes universos literários.

 

O evento conta com o patrocínio da Energisa e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e apoio do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, da Universidade do Estado de Minas Gerais, do Instituto Cidade de Cataguases, do Instituto Fábrica do Futuro, do Grupo de Pesquisa Educação e Mídias da PUC-Rio, das prefeituras, escolas, professores, estudantes e suas famílias das cidades de Cataguases, Santana de Cataguases, Leopoldina e Carangola e do Proler Cataguases.

Veja abaixo a programação do 3º Encontrão até o seu encerramento.

Fotos: Acervo 3º Encontrão Escrevendo com o Escritor / Marcelo Lopes

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!