Cemitérios do Município de Leopoldina terão regras especiais para o Dia de Finados
30/10/2020 05:02 em LEOPOLDINA

 

Na segunda-feira, 02 de novembro, o Cemitério Público Municipal Nossa Senhora do Carmo só abrirá o portão principal para visitação pública às 06:00 horas da manhã permanecendo aberto até às 17:00 horas. A regra vale também para os cemitérios localizados nos distritos cuja gestão é do Município de Leopoldina.
 
Um Decreto assinado pelo prefeito José Roberto de Oliveira, visando evitar aglomerações e a disseminação da Covid-19, estabeleceu algumas recomendações específicas para o Dia de Finados.
 
De acordo com o ato oficial somente as entradas principais dos cemitérios serão abertas onde será disponibilizado álcool  em gel 70% para os visitantes antes e após a visitação. Os idosos e pessoas que integrem  grupos de risco para a Covid-19 terão prioridade de acesso.
 
O Decreto também recomenda que seja evitado o contato físico e o distanciamento de no mínimo um metro entre as pessoas durante a visita aos túmulos. Também o uso de máscara é obrigatório durante toda a permanência  dentro dos cemitérios sendo expressamente proibido o acesso sem seu uso ou a retirada do item de proteção no seu interior.
 

As capelas situadas dentro dos cemitérios permanecerão fechadas ficando proibida a realização de cultos religiosos no local (Foto: Luciano Baía Meneghite/jornal Leopoldinense)

A venda de flores, velas e similares próximo aos cemitérios será permitida somente na calçada oposta à entrada do cemitério, desde que observado o distanciamento das bancas e das pessoas. O uso de calçado  fechado também é obrigatório para o ingresso e permanência no interior dos cemitérios.
 
Um detalhe chama a atenção no ato oficial: as capelas situadas dentro dos cemitérios permanecerão fechadas ficando proibida a realização de cultos religiosos no local, mas as velas poderão ser acesas junto aos túmulos. Também o setor onde estão sepultadas as vítimas da Covid-19 ficará isolado não podendo ser visitado.
 
A Prefeitura orienta que a população evite o uso de recipientes que acumulem água para impedir que se tornem criadouros do Aedes Aegypti, por conta período chuvoso, uma vez que vasos não furados e pratinhos que servem como suporte de plantas podem acumular água e propiciar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

 


 
Fonte> Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina e Decreto nº 4.722/2020 / Jornal Leopoldinense

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!