Candidatos a prefeito reagem a resultados informais de pesquisas em Leopoldina.
12/11/2020 16:51 em LEOPOLDINA

 

Nas últimas horas e nos últimos dias, uma empresa da cidade de Governador Valadares, denominada de CIVITA INTELIGENCIA GOVERNAMENTAL registrou no TSE uma pesquisa sob o número MG-05969/2020 para o município de Leopoldina. E desde então supostas  pesquisas estão sendo divulgadas e ainda não sabemos se elas possuem relação com a empresa citada, ou se existe outras pesquisas paralelas em andamento e que não estão registradas, ou se pesquisas que já fora de validade estão sendo usadas para confundir o eleitorado.

 

As chapas registradas em disputada ao pleito de prefeito, chapas de Marcos Paixão da Rádio, Breno Coli e Pedro Augusto fizeram publicações recentemente encorajando os eleitores em descrer em pesquisas às vésperas de eleições.

A chapa de Marcos Paixão afirmou em sua rede social que "O desespero já bate na porta de quem não aproveitou o período eleitoral para apresentar ideias e propostas.  Fugir dos debates e entrevistas não foi a melhor saída, e não será com "pesquisas suspeitas" que irão virar esse jogo" - postou.

Já a campanha de Breno Coli também publicou mensagem abordando a situação e relembrou a campanha de 2016, onde uma pesquisa não registrada apontava a eleição de José Roberto de Oliveira com 72% contra 28% de Breno Coli. Na citação, a realidade foi que José Roberto obteve 50,25% e Breno ficou com 49,75% dos votos válidos nas urnas com diferença de mais de 21%. Na postagem, o candidato argumentou: "A questão das pesquisas eleitorais fraudulentas não é necessariamente uma novidade no mundo eleitoral. A pergunta é: qual é a intenção de um instituto de pesquisa, que sobrevive de fazer pesquisa, fazer uma pesquisa por conta própria e divulgar essa pesquisa? As empresas de pesquisas vivem de prestar serviço e cobram por isso."

A chapa de Pedro Augusto postou uma mensagem afirmando que é para os eleitores prestarem atenção no vídeo publicado"Veja este vídeo com atenção e tome muito cuidado com pesquisas eleitorais suspeitas. O desespero de alguns adversários vai aumentar nestes últimos dias e vão tentar te enganar. Mas você sabe que eleição se vence nas urnas . Campanha eleitoral deve ser limpa para respeitar o seu voto e a democracia" - descreu a campanha.

Não encontramos citações nas campanhas de Cláudia Conte, Kélvia Raquel e Ricardo Paf Pax sobre a suposta pesquisa que tem alvoroçado a cidade, apontando dados que não podem ser conferidos e nem se quer estão registrados.

Até o fechamento desta matéria, não tivemos acesso aos resultados da pesquisa mencionada pela empresa. Conforme o documento registrado no TSE, a data da divulgação é 12 de novembro.

O blog Leopoldina News fará a divulgação da pesquisa que estiver registrada no TSE, mesmo que ela não retrate a realidade. O nosso compromisso é com o jornalismo sério, imparcial, levando informações de fontes confiáveis ao eleitor e leitor de nossas matérias.

 

 

Fonte: Leopoldina News com dados das campanhas e TSE

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!