Mais de 410 mil eleitores vão às urnas neste domingo em Juiz de Fora
15/11/2020 05:58 em REGIÃO

 

As eleições 2020 ocorrem neste domingo (15) e 410.339 pessoas poderão votar em Juiz de Fora para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores. Por causa da pandemia de Covid-19, o horário de votação foi ampliado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e será de 7h às 17h, sendo que entre 7h e 10h é preferencial para pessoas acima de 60 anos.

Para a votação, há 1.096 seções distribuídas em quatro zonas eleitorais, contabilizando mais de 4.380 mesários para auxiliar o eleitor. Juiz de Fora recebeu 1.226 urnas eletrônicas do TSE. São 12% a mais para o caso de substituições no dia da votação.

No município, onze candidatos concorrem à Prefeitura e 574 disputam as 19 vagas na Câmara Municipal. Esta é a eleição com o maior número de postulantes ao Executivo na cidade.

 

Regras

 

A Justiça Eleitoral informou que o uso de máscaras é obrigatório, e quem chegar ao local de votação com o rosto descoberto poderá ser impedido de entrar.

Também será obrigatória a higienização das mãos com álcool em gel antes e depois do uso da urna. O equipamento eletrônico em si não será limpo a cada votação e, por isso, caberá a cada eleitor cuidar da própria proteção.

O tribunal recomendou, ainda, que cada pessoa leve a própria caneta para registrar a assinatura no local de votação. A ideia é evitar ao máximo o compartilhamento de itens e, com isso, reduzir o risco de contágio. Para quem esquecer, haverá canetas extras devidamente higienizadas nas seções.

 

Alterações

 

De acordo com a chefe de cartório, Vilma Sinnott, ocorreu quatro mudanças em locais de votação na cidade. Veja abaixo.

 

  • Zona 152ª

 

Quem votava na Escola Estadual Delfim Moreira - Grupo Central, na Rua Santo Antônio, 130, deverá comparecer na Faculdade de Direito - DOCTUM, na Avenida Rio Branco, 2655 - Centro.

 

  • Zona 153ª

 

Eleitores que compareciam na Escola Professor Francisco de Faria - que era na Praça Duque de Caxias - votam no mesmo colégio só que na Rua General Almerindo da Silva Gomes, nº 162, no Bairro Nova Era.

 

  • Zona 349ª

 

Já quem votava na Associação dos Hemofílicos, no Bairro Santa Cecília, deverá comparecer na Escola Estadual Mariano Procópio, no Bairro Alto dos Passos.

E eleitores que iam no Projeto Curumim, no Bairro Santa Luzia, votam na Creche Maria de Lourdes Rezende, no mesmo endereço.

 

Votação dos candidatos

Confira abaixo, por ordem alfabética, o horário e local de votação dos candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora.

 

 

 

Como votar?

 

No primeiro turno das eleições, em 15 de novembro, o eleitor terá que digitar os números de dois candidatos na urna eletrônica: o do vereador, com cinco dígitos, e o do prefeito, com dois dígitos.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que as pessoas levem para a cabine de votação uma cola em papel preenchida com os dados dos escolhidos.

O TSE avisa que é proibida a utilização de telefone celular, tablets, rádio comunicadores, câmeras e quaisquer outros aparelhos eletrônicos dentro da cabine de votação.

Após digitar o número, é importante conferir se o nome e a foto do candidato escolhido aparecem na urna eletrônica. Se estiver errado, basta apertar a tecla "corrige" e digitar o número certo. Ao apertar "confirma", o eleitor computa o voto para aquele postulante e não será mais possível alterar.

Se o eleitor não quiser dar o voto para nenhum candidato, ele pode apertar a tecla "branco" e, em seguida, "confirma". Segundo o TSE, a escolha "em branco" não é computado como "válido", sendo registrado apenas para estatísticas.

 

O que levar?

 

O TSE informa que, para votar, e obrigatória apresentação de documento oficial com foto, como:

 

  • CNH
  • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei
  • Carteira de identidade
  • Carteira de trabalho
  • Carteira nacional de habilitação
  • Certificado de reservista
  • Documento Nacional de Identidade (DNI)
  • e-Título (título de eleitor em meio digital)
  • Passaporte

 

É recomendável, porém não obrigatório, levar o título de eleitor, já que nele está o número da seção eleitoral.

 

Mudança na justificativa

 

No dia da votação, o eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral deverá fazer a justificativa pelo celular, por meio do aplicativo e-Título, com uso do serviço de localização.

Excepcionalmente, quem não possuir um celular poderá ir a um local de votação fazer a mesma.

Em até 60 dias após o pleito, também é possível fazer a justificativa da ausência sem pagar multa, apresentando documentos de comprovação.

 

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!