O esforço em realizar ações para preservar os recursos hídricos de Leopoldina e região fica cada vez mais fortalecido através das ações do Programa Pró-Mananciais, implementado em outubro de 2018 pela Copasa e Coletivo Local de Meio Ambiente (COLMEIA).
Apesar de todas as dificuldades enfrentadas, devido a pandemia do novo coronavírus e a situação das estradas rurais, o Pró-Mananciais informa que 8 propriedades rurais localizadas na Comunidade dos Coelhos concluíram a construção de 120 barraginhas, além de aproximadamente 07 Km de adequação de estradas e 30 bigodes/lombada, com o custeio e apoio do Programa.
Conforme o técnico da Copasa responsável pelo Pró-mananciais em Leopoldina, Marco Luiz Teixeira, estas propriedades foram previamente cadastradas no programa, através de ações do Coletivo Local de Meio Ambiente em Leopoldina e receberam o material no local, juntamente com toda a mão de obra. Tudo isso, sem custo para o produtor.
Barraginha em construção na Comunidade dos Coelhos
Proprietários beneficiados :
Luzia Vieira Peres
Luiz Fernando Meirelles Barbosa (Fazenda Independência)
Vinícius de Souza Lima França - Sítio Jurua
Bruno do Carmo Mendes e Irmãos - Sítio Ceilão
Celso Francisco Rezende Vieira - Sítio Vieiras
Francisco Odilon Reis Barbosa - Sítio São Francisco
Ivan Monteiro Miranda de Barros - (Em frente ao posto Socorro)
Renato Meirelles Barbosa Júnior - RPPN Alto Sereno
O Pró-Mananciais visa proteger e recuperar as micro bacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos cujos mananciais servem para a captação dos sistemas de abastecimento público de água operados pela COPASA. Esta ação é fundamental para a conservação e recuperação dos mananciais e dos ambientes nos quais estes estão inseridos, e favorece o envolvimento e a conscientização das comunidades em prol da proteção e recuperação dos recursos hídricos
As ações sócio ambientais do “Pró-Mananciais” são definidas pelo Coletivo Local de Meio Ambiente (COLMEIA),que é composta por vários órgãos públicos de Leopoldina, como Prefeitura, IEF, EPAMIG, EMATER, profissionais voluntários, Ong´s, juntamente com a comunidade localizada próxima das bacias hidrográficas e áreas de recargas dos mananciais que abastecem a cidade.
07 Km de adequação de estradas e 30 bigodes lombada, com o custeio e apoio do Programa.
Fonte: Jornal Leopoldinense