Margarida Salomão, do PT, é a primeira mulher eleita prefeita de Juiz de Fora
30/11/2020 05:46 em REGIÃO

 

Margarida Salomão, do PT, foi eleita neste domingo (29) a primeira mulher prefeita na história de Juiz de Fora. Ela derrotou nas urnas Wilson Rezato, do PSB, com quem disputou o segundo turno das eleições. O resultado foi confirmado com 54,98% das urnas apuradas, às 19h14.

Ao fim da apuração, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Margarida teve 144.529 votos (54,98%), ante 118.349 votos para Wilson, que representa 45,02%.

A eleição em Juiz de Fora teve 119.497 abstenções, 7.992 votos brancos e 19.972 votos nulos.

Em entrevista ao G1, Margarida disse que ser a primeira prefeita eleita de Juiz de Fora é uma honra e agradeceu à população.

 

"Eu tenho uma gratidão imensa a essa cidade, que teve a coragem de fazer essa ruptura, de eleger pela primeira vez em sua história uma mulher para prefeita e dar também essa oportunidade ao Partido dos Trabalhadores".

 

De acordo com a eleita, a partir desta segunda-feira (30), inicia o processo de transição governamental. "A minha comissão é formada por três mulheres e por três homens: a Cidinha Louzada, a advogada Rosana Lílian, e a professora Giane Elisa. Os sociólogos Martvs Chagas, Biel Rocha e o professor Rogério Freitas", revelou.

Margarida ainda informou que espera anunciar nas próximas semanas o secretariado da nova gestão da Prefeitura de Juiz de Fora.

 

"Será paritário - dois grupos igualmente representados - metade com mulheres e metade homens. Além disso, com a representação de homens e mulheres negras, para que a gente tenha um governo que retrate a população de Juiz de Fora".

No fim da entrevista coletiva, Margarida enviou um comunicado para os eleitores.

 

"Eu quero mandar uma mensagem para toda população de Juiz de Fora que votou em mim e para quem não votou. Eu sou prefeita de todo mundo. Recebi essa delegação e sou prefeita da cidade. Vamos conversar com todos e temos um canal aberto com as pessoas, agentes políticos, inclusive com o Wilson, porque o bem de Juiz de Fora está acima de qualquer disputa", finalizou.

 

 

Perfil

 

Margarida Salomão tem 70 anos e nasceu em Juiz de Fora. É professora universitária, formada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado pela Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos.

Foi reitora da UFJF por dois mandatos consecutivos, entre 1998 e 2006. Na carreira política, foi secretária municipal de Administração e de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora entre os anos 1983 e 1988. É deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) desde janeiro de 2013, sendo reeleita em 2018 com 89.378 votos.

Esta é a quarta vez que Margarida disputa o cargo de chefe do Executivo. Em todas as eleições, a deputada chegou ao segundo turno. No último pleito, ela teve 42,13% dos votos válidos, em disputa com o ex-prefeito Bruno Siqueira (MDB).

O vice-prefeito é o ex-vereador Kennedy Ribeiro (PV).

 

Propostas

 

O plano de governo da candidata é composto por quatro eixos, são eles: a participação popular cidadã e controle social; desenvolvimento urbano e rural nos municípios e direito à cidade; políticas sociais e a realização de direitos e gestão democrática, ética e eficiente.

No documento, a candidata informa que "as políticas e os projetos de sociedade estão voltados à justiça social e a garantia de liberdade para todos. Por isso, defende o socialismo democrático".

Margarida também promete a primazia do Estado na condução das políticas públicas, mas que para isso, será necessário investir em tornar a Prefeitura capaz para realizar o planejamento e a gestão das políticas públicas, criando canais de participação na formulação, monitoramento e controle social.

 

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!