Hospital de Cataguases ultrapassa 100% de ocupação dos leitos Covid
02/12/2020 06:11 em REGIÃO

 

O Hospital de Cataguases abriu quatro leitos extras na Enfermaria Covid nesta terça-feira, 1º de dezembro. A situação de internações naquela Santa Casa chegou ao limite de sua capacidade e, a partir de agora, novas internações serão feitas por meio do SUS Fácil, ou seja, em outros hospitais das cidades da região. A informação foi obtida junto a direção do Hospital nesta tarde, logo após a divulgação da situação das internações naquela Santa Casa.

De acordo com o relatório das internações, a situação desta terça-feira, 1º de dezembro, é a seguinte:
– Setor Enfermaria Covid está com 23 pacientes no total, sendo 10 suspeitos de Cataguases; 3 também suspeitos de Dona Eusébia, 5 suspeitos de Astolfo Dutra e 1 suspeito de Santana de Cataguases. Há também 4 pacientes de Cataguases, positivos para Covid-19.
– Setor UTI Covid está com 4 pacientes no total, sendo 1 de Astolfo Dutra, positivo para Covid-19; 1 de Cataguases positivo para a doença e 2 suspeitos de Cataguases.
– Setor UTI Geral está com 4 pacientes no total e nenhum suspeito de Covid.

Outra informação importante dada ao Site pelo médico Joseph Freire (foto ao lado), é que das trinta vagas disponíveis no Hospital de Cataguases – entre Enfermaria Covid e UTI Covid, apenas 12 delas estão ocupadas por pacientes de Cataguases. “Ou seja, as cidades da microrregião também estão com muitos casos que são atendidos pelo nosso hospital”, disse.

 

Número de mortes por causa da doença
Cataguases é o município com a maior taxa de letalidade por Covid-19 da região. Ou seja, há mais óbitos por causa da doença aqui do que em municípios próximos. Segundo explicou o médico Joseph Freire, que está à frente do Comitê Covid de Cataguases, a taxa de letalidade é o número de mortes entre os doentes. Ele atendeu ao pedido deste Site e divulgou estes números. Veja:

TAXA DE LETALIDADE
BRASIL: 2,74%
MINAS GERAIS: 2,9%
UBÁ: 2,52%
MURIAÉ: 2,3%
ALÉM PARAÍBA: 2,82%
CATAGUASES: 4,43%
LEOPOLDINA: 3,11%
JUIZ DE FORA: 3,52%
VIÇOSA: 0,5%

Para aquele médico, o elevado número de mortes entre doentes de Cataguases deve-se a dois fatores específicos: surto de Covid-19 ocorrido no Lar São Vicente de Paulo, que conforme revelou, tirou a vida de oito idosos, além de 14 óbitos em quarenta e cinco dias ocorrido no Hospital de Cataguases, que teriam sido provocadas, ainda conforme sua análise, à falta de protocolo clínico. “A nossa taxa de letalidade chegou a 5,8% e hoje ela está em 4,43% e segue em queda.” E previu que esta taxa de letalidade “vai começar a cair nos próximos trinta a noventa dias. Mais a testagem ampliada que estou fazendo a partir desta semana”, finalizou.

 

Fonte: Marcelo Lopes

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!