Muriaé : “Fechar o comércio neste momento seria um desastre para a economia do município”, disse Secretário Municipal de Saúde
Publicado em 08/12/2020 13:08
REGIÃO

 

De acordo com o Secretário Adjunto do município, Wescley Souza, caso haja uma superlotação nas UTIS, a UPA se tornará hospital de campanha



 

O Secretário de Saúde de Muriaé, Dr. Paulo César, acompanhado do Secretário adjunto do município, Wesley Souza, esteve nos estúdios da Rádio Muriaé para falar sobre a atual situação da pandemia na cidade.

Os gestores informaram que, à princípio, não há nenhuma possibilidade do comércio voltar a fechar em Muriaé nas próximas semanas. O motivo é que a microrregião se encontra na onda amarela do programa “Minas Consciente”, criado pelo governo do estado. Paulo César destacou também que, desde o início da pandemia o comércio entendeu seu papel e tomou todas as medidas cabíveis para evitar o contágio da doença. “A gente entende que fechar o comércio neste momento seria um desastre para a economia do município” destacou o secretário.

O secretário adjunto informou sobre os leitos de UTI´s e disse que se houver lotação máxima, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Barra será destinada apenas para receber pacientes com a Covid. Quatro leitos de UTI´s já estão instalados no espaço. O local receberá nos próximos dias mais cinco ventiladores para aumentar ainda mais a capacidade de leitos se surgir a necessidade de internações. “Se for preciso, a nossa estratégia será utilizar a UPA como hospital de campanha se os leitos de UTI`S dos hospitais da cidade estiverem com 100% de sua capacidade”, destacou Wescley.

Aumento de casos nas últimas semanas

Para o Secretário Paulo César, um dos motivos que se deve ao aumento de casos da covid nas últimas semanas foram as constantes aglomerações que ocorreram durante a campanha eleitoral e as festas públicas e privadas que aconteceram na cidade. “Nós já estávamos esperando esse aumento de caso. É importante agora que a população volte a fazer a sua parte e sega as recomendações das autoridades de saúde. Se ocorrer uma segunda onda da covid, infelizmente o pior ainda está por vir”, completou o Secretário.

Estratégia para vacinar a população

Sobre a vacina para imunização, mesmo não tendo nenhuma data precisa, a Secretaria Municipal de Saúde informou que já está traçando uma série de estratégias, junto com a Gerência Regional de Saúde em Ubá para vacinar a população assim que as doses estiverem disponíveis.

“Não é hora de relaxar e nem podemos esperar pela vacina. É importante que todos continuem usando máscaras, mantenham o distanciamento social e sempre esteja com álcool em gel em mãos. Ju  ntos, conseguiremos diminuir os riscos de contágio”, completou Paulo César que lembrou os números de julho, quando o município chegou a registrar 690 pessoas positivadas com a doença.

De acordo com o último boletim emitido pela SMS na segunda-feira, Muriaé tem 136 pessoas infectadas e 93 óbitos foram registrados tendo a covid como causa. Os dados são atualizados diariamente.

 

 



Fonte : Rádio Muriaé
Comentários
Comentário enviado com sucesso!