Os bairros mais atingidos foram Ipiranga, Santa Luzia, Eldorado, Grajaú, Bandeirantes, Vitorino Braga, Santa Cândida, Vila Alpina, Granjas Bethânia, Progresso, Centenário, Retiro, Jardim Natal, N. Sra. de Lourdes, Santo Antônio e Linhares.
Segundo o órgão, choveu 59,8 mm de chuva no Bairro Santa Terezinha; 55,62 mm no Bairro Graminha; 51,21 mm no Bairro Santa Efigênia; 45,87 mm na Cidade Universitária; 39 mm no Bairro Igrejinha e 30 mm no Bairro Grama.
O nível do Rio Paraibuna chegou a 3,40 m às 17h30 da terça-feira (8). Já às 9h30 desta quarta, o nível da água abaixou para 2,47 m. O normal é de cerca 1,30 m.
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que, durante a chuva, os bairros Jardim de Alá e Vale do Ipê ficaram sem energia. O número de clientes atingidos não foi divulgado.
O G1 entrou em contato com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Secretaria de Obras e a Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) para saber quais ações para limpeza e reconstrução serão feitas nesta quarta-feira e até a última atualização desta matéria não obteve retorno.
A programação de serviços do Departamento Municipal de Limpeza Urbana ( Demlurb), desta quarta-feira é a raspagem de barro no Bairro Serra Azul e limpeza nas ruas atingidas pelas chuvas no bairro Alto dos Passos.
Em nota, a Empav informou que realizou atendimentos na noite desta terça-feira, na Estrada Gentil Forn e na rua Pitangui, Bairro Nossa Senhora das Graças, cortando as árvores e desobstruindo as vias.
Nesta quarta, a programação de atendimentos são feitos, na Estrada Gentil Forn, rua Pitangui, Bairro Nossa Senhora das Graças, Av. Santa Luzia, Santa Luzia, Avenida Brasil, altura do Poço Rico, Rua Bernardo Mascarenhas, no Bairro Fábrica, trecho conhecido como "Curva da Miséria", com corte de árvores, galhos e recolhimento de todo o material.
O órgão reforçou que as condições climáticas podem interferir nos serviços, sendo executados o mais breve possível.
A reportagem também questionou a Defesa Civil se algum imóvel foi interditado após as chuvas. O órgão explicou que está fazendo o levantamento destas informações.
Na Estrada Engenheiro Genti Forn, que dá acesso a Cidade Alta, um eucalipto de quase 15 metros de altura caiu e interditou todo o trânsito. O tronco ficou preso aos fios de alta tensão e equipes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foram acionadas no Local. Após o trabalho, os bombeiros começaram a fazer o corte e agentes de trânsito controlaram o tráfego na via.
Já na Avenida Brasil, o muro de um clube cedeu. A estrutura tinha cerca de 20 metros de comprimento e dois de altura. Ninguém ficou ferido. Parte do muro ainda ficou de pé, mas apresenta rachaduras e ainda há risco.
Ruas no Centro, como a Benjamin Constant, ficaram totalmente alagadas. O Corpo de Bombeiros também registrou queda de árvores nos bairros Santa Catarina e Nossa Senhora das Graças.
Fonte: G-1 Zona da Mata