Ubá regride para Onda Vermelha do 'Minas Consciente' e comércio terá horário especial de Natal
Publicado em 13/12/2020 15:05
REGIÃO

 

A Prefeitura de Ubá publicou na sexta-feira (11) um decreto para regressão do município para a Onda Vermelha do programa estadual "Minas Consciente". A medida entrou em vigor neste sábado (12) e ocorre após a atualização semanal do plano, que classificou a macrorregião Sudeste e a microrregião de Ubá na etapa mais restritiva.

Nesta semana, o Comitê Estadual Extraordinário Covid-19 aprovou novos protocolos para funcionamento do comércio em dezembro, um dos meses mais importantes para o segmento em função do Natal.

Conforme sugestão do grupo técnico, o comércio varejista e atacadista, atualmente permitido na Onda Amarela, poderá funcionar na Onda Vermelha, desde que o gestor municipal adote medidas adicionais.

Com o novo decreto em Ubá, o horário de funcionamento de mercados foi ampliado até às 21h e bares e restaurantes podem funcionar até às 22h.

A Prefeitura também proibiu, até o dia 31 de janeiro de 2021, a realização de festas e eventos particulares e a locação de sítios, chácaras e similares para este fim também está proibida, sob pena de multa.

Já o comércio varejista também terá horário especial para o Natal. Neste novo protocolo, só é permitida a entrada e permanência de um cliente a cada 10 metros quadrados de estabelecimento, e deverão ser adotados horários preferenciais de atendimento para pessoas acima de 60 anos de idade.

Veja o horário especial de Natal do comércio:

 

  • 14 a 18/12: 9h às 20h
  • 19/12: 9h às 18h
  • 20/12: 9h às 14h
  • 21 a 23/12: 9h às 20h
  • 24/12: - 9h às 19h

 

 

Ampliação de leitos

 

Segundo o Boletim Municipal de sexta-feira (11), Ubá tem 3.339 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. Destes, 2.766 são considerados recuperados e a cidade registra 78 óbitos pela doença.

Por causa da alta taxa de ocupação de leitos para Covid-19 na microrregião de Ubá, a Secretaria Municipal de Saúde informou que diversas medidas já estão sendo tomadas para ampliação de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para coronavírus no Hosptal Santa Isabel.

Além disso, a pasta informou que está trabalhando em conjunto para a reativação de outros 10 leitos para Covid-19 no Hospital São João Batista, em Visconde do Rio Branco.

 

 

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

Comentários
Comentário enviado com sucesso!