Durante a diplomação na noite desta sexta-feira (18), a prefeita eleita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), anunciou um memorando com Instituto Butantan para aquisição de mais de um milhão de doses de vacinas da Covid-19.
O G1 procurou o Instituto para confirmar a informação divulgada pela prefeita eleita, mas não houve retorno até a última atualização da matéria.
A cerimônia ocorreu no Fórum Benjamin Colucci e por causa da pandemia, o evento foi restrito aos candidatos eleitos e funcionários da Justiça Eleitoral. Confira abaixo como foi o evento.
Anúncio
O anúncio sobre o memorando foi feito por Margarida durante a diplomação nesta noite. Ela disse que assinou o documento nesta quinta-feira (17).
“Quero aproveitar essa oportunidade para fazer um anúncio que expressa o nosso compromisso com a população de Juiz de Fora. Lavramos ontem, na condição de prefeita eleita e em nome do Município de Juiz de Fora, um memorando de entendimento com a Fundação Butantan para o fornecimento de um milhão de vacinas a partir de janeiro de 2021”, disse.
A prefeita eleita ainda explicou que "o primeiro propósito é prestigiar e aderir ao programa nacional de vacinação, mas na eventualidade de qualquer demora ou dificuldade por parte deste, já temos preparada uma alternativa, cuja viabilização técnica e logística será anunciada pela nossa secretária de Saúde".
A TV Integração teve acesso ao memorando assinado entre as partes. De acordo com o documento, "a previsão de fornecimento da referida vacina deve ser tempestiva, devendo as partes, manifestar a plena disposição em ter uma quantidade disponível a partir de janeiro de 2021 com probabilidade de entregas adicionais em fevereiro e com maior volume a partir de maio".
Nas redes sociais, Margarida agradeceu ao ex-deputado Marcus Pestana (PSDB); segundo ela, "o político disponibilizou pronta e gentilmente a servir de meio para nosso contato com o governador do Estado de São Paulo, João Dória".
No início de dezembro, a atual gestão da Prefeitura de Juiz de Fora informou ao G1 que já preparava a infraestrutura para vacinação da Covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, está em processo a compra e aquisição de insumos.
Diplomação dos eleitos em Juiz de Fora — Foto: Gabriel Landim/G1
Na cerimônia, os candidatos eleitos receberam os diplomas que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da Junta Eleitoral.
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo.
Para atuar na Câmara, foram diplomados 19 vereadores de Juiz de Fora, suplentes, prefeita e vice-prefeito. Veja abaixo.