O município de Miraí poderá ser o primeiro na região a receber as doses da vacina Coronavac. Pelo menos, foi o que divulgou a prefeitura da cidade em suas redes sociais.
O imunizante fabricado pelo instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinivac aguarda ser liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser distribuído.
O departamento de jornalismo da Rádio Muriaé entrou em contato com o prefeito Luiz Fortuce (MDB) e com a secretária de saúde do município, Valéria Saraiva.
Segundo eles, foi firmado um memorando de entendimento em que os municípios que tiverem feito esse documento terão prioridade para a compra das doses.
Ainda segundo o prefeito, foram pedidas 15 mil doses, baseado no número populacional do município. A previsão é que as doses sejam distribuídas a partir de janeiro, mas ainda não foram estabelecidos valores de compra nem protocolos de entrega.
“Isso que precisa ser feito. Se nós temos o dinheiro que foi destinado ao combate da Covid-19, temos que comprar a vacina o quanto antes. O nosso objetivo é imunizar toda a população assim que a vacina for liberada”, destacou o prefeito.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Miraí tem 68 pacientes infectados e seis mortes registradas desde o início da pandemia, segundo o último boletim epidemiológico divulgado.
Fonte : Rádio Muriaé