Lar de idosos registra 30 casos de Covid-19 e três mortos em Juiz de Fora
31/12/2020 15:33 em REGIÃO

 

Um lar de idosos registrou 30 casos de Covid-19 e três mortes em Juiz de Fora. A informação foi confirmada à TV Integração nesta quinta-feira (31) pela Secretaria Municipal de Saúde e os dados são de terça-feira (29) do Departamento de Vigilância Sanitária (Dvisa).

Em nota, foi explicado que após saber sobre a situação, que ocorreu na Pousada Despertar, no Bairro Borboleta, o Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea) notificou a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Ministério da Saúde.

G1 entrou em contato com as pastas para saber mais informações, mas não houve retorno até a última atualização desta matéria. A reportagem também ligou para a instituição de longa permanência e foi informada que não havia ninguém do administrativo para falar sobre o assunto nesta quinta.

Ainda foi informado pela Secretaria Municipal de Saúde, que durante uma vistoria, a equipe da Vigilância Sanitária constatou que a residência foi separada em dois ambientes para criar uma zona de isolamento: o primeiro pavimento é destinado a residentes que apresentam quadro positivo para Covid-19 e o segundo andar para os que não estão contaminados.

De acordo com o relatório, há equipes distintas para atuar em cada área e mais profissionais foram contratados para realizar o monitoramento dos pacientes.

Não foi informado o dia em que ocorreram os casos confirmados e as mortes no local, mas que o período de isolamento de 14 dias terminaria nesta quinta.

 

Fiscalização

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o Departamento de Vigilância Sanitária se reuniu, em março, com representantes de todas as instituições de longa permanência da cidade.

 

"No encontro, o Dvisa realizou orientação para manejo adequado dos casos, caso se fizesse necessário em algum momento. Nesse sentido, está o isolamento de casos suspeitos e/ou confirmados dentro da unidade e a verificação da possibilidade da recondução desse morador para a família, em caráter provisório. Além disso, foram orientados a afastar do trabalho os profissionais que apresentassem sintomas da Covid-19", informou a nota.

 

Ainda conforme o Departamento, é realizado o “monitoramento constante desses serviços, sendo estabelecido que as instituições devem enviar uma planilha semanal relatando o aparecimento de novos casos, sejam eles suspeitos ou confirmados".

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!