Temporal causa danos pela cidade de Cataguases, além de provocar alagamentos de ruas
04/01/2021 13:17 em REGIÃO

 

Um temporal caiu sobre Cataguases na noite deste domingo, 03 de janeiro. Em cerca de duas horas, a chuvarada, que continuou um pouco mais amena na madrugada desta segunda-feira, 04, foram registrados alagamentos em diversos pontos da cidade, especialmente nas avenidas Astolfo Dutra e João Inácio Peixoto (Granjaria), Praça Chácara Dona Catarina e adjacências, além de algumas outras ruas na Vila Domingos Lopes. Houve também desmoronamentos de barranco e a destruição de um muro também por causa de deslizamento de terra. 

A Defesa Civil foi acionada diversas vezes e desde então vem trabalhando no atendimento destas ocorrências. A avaliação inicial, segundo o coordenador daquele órgão, Alexandre Rodrigues, o Tico Tico, é de que apesar da quantidade de água que caiu – 106 milímetros – os danos foram pequenos. “O que tivemos foram muitas áreas de alagamento em função do elevado volume de água que caiu e, por isso não deu vazão. E três ocorrências de deslizamentos de encostas, sendo que uma delas derrubou parte de um muro no Bairro Sol Nascente”, explicou.

Nesta manhã de segunda-feira, a preocupação é com o nível do rio Pomba (foto acima) que amanheceu com pouco mais de 4 metros de altura e até o fechamento desta matéria estava em 4,42 metros (ele transborda acima de 5,5 metros). Tico Tico revelou que foi até Astolfo Dutra para ver o nível daquele rio e analisar sua tendência para poder tomar providências em Cataguases. Segundo informou, “lá começou a abaixar, mas aqui isso ainda vi demorar algumas horas para acontecer”, explicou. A previsão de chuva para hoje é de 25 milímetros, acrescentou, mas ele não vê risco de enchente no momento.

 

 

Sobre os estragos provocados pela chuvarada desta noite, Tico Tico elencou a queda de um muro no Bairro Sol Nascente e de outro na Vila Reis. O registro mais grave, conforme relatou o coordenador da Defesa Civil foi o deslizamento de um barranco, no Bairro Haidée, que derrubou parte de uma parede de uma residência. Não há vítimas. Também pela cidade, vários galhos de árvores caíram e na saída para Leopoldina, próximo ao Motel Mira aí, uma árvore também veio ao chão e interditou a pista nesta madrugada. Pouco tempo depois, a equipe da Defesa Civil esteve no local, limpou a estrada que voltou a ser liberada.

Fotos: Defesa Civil-Divulgação / Fonte: Marcelo Lopes

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!