Ex-deputado Bonifácio Andrada morre aos 90 anos, por complicações decorrentes da Covid-19, em hospital de BH
06/01/2021 05:14 em REGIÃO

 

O ex-deputado federal por Minas Gerais Bonifácio Andrada morreu nesta terça-feira (5), aos 90 anos, em decorrência de complicações provocadas por Covid-19. Ele estava internado desde o dia 16 de dezembro, no hospital Mater Dei, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Bonifácio Andrada era casado e pai de oito filhos. Foi parlamentar federal por 40 anos, até 2018. Sendo o político que ficou mais tempo em exercício no país. Foram 15 mandatos eletivos e 60 anos de atividade parlamentar.

Em 2017, o então deputado do PSDB, foi escolhido para ser o relator da denúncia contra o presidente da época, Michel Temer, ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Bonifácio foi advogado, jornalista, cientista político, doutor em direito público, professor universitário e político. Era Reitor da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), instituição que criou há 57 anos, além de presidente da Fundação José Bonifácio Lafayette de Andrada (Funjobe) – entidade mantenedora da Faculdade de Medicina de Barbacena também criada por ele, e Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena.

Um dos filhos de Bonifácio, o deputado federal Lafayette Andrada (Republicanos), postou uma homenagem nas redes sociais: “Com imensa dor, comunico o falecimento de meu pai, o ex-deputado Bonifácio de Andrada, ocorrido hoje no hospital Mater Dei em Belo Horizonte”.

O governador Romeu Zema (Novo) usou o twitter para homenagear o ex-político. “Fui informado há pouco do falecimento do advogado, professor e jornalista Bonifácio Andrada, homem público com longa trajetória em favor de Minas Gerais, em especial na Câmara dos Deputados. Presto minha solidariedade a amigos e família nesse momento de dor”.

A família informou que o sepultamento será nesta quarta-feira (6), em Barbacena, na Região da Zona da Mata, em Minas Gerais, terra natal do ex-parlamentar.

A cerimônia será no cemitério da igreja Nossa Senhora da Assunção e devido à pandemia será restrita aos familiares.

O hospital não se pronunciou sobre a morte do político.

 

Fonte: G-1 Minas

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!