Cemitério de Cataguases passa por limpeza, vai ganhar sala de necropsia e será informatizado
07/01/2021 05:45 em REGIÃO

 

Ao longo de uma década, o Cemitério Municipal São José, em Cataguases, foi alvo de duas Comissões Especiais de Inquérito, por causa de denúncias de irregularidades. Por isso, o setor é um dos primeiros a receber atenção especial do prefeito José Henriques. Conforme disse ao Site, ele quer resgatar a confiança da população no serviço ali prestado para garantir que, após o sepultamento de seus entes queridos, não se repitam mais os fatos que motivaram as acusações recentes. 

Neste sentido, o novo coordenador do Cemitério iniciou suas atividades na última segunda-feira, 04, com a missão de corrigir os erros do passado, erradicar a possibilidade que eles se repitam e melhorar a qualidade do serviço prestado à população, conforme ele mesmo elencou. Para isso, informa Fabrício Andrade Cruz (foto abaixo), “o projeto maior e que vai simbolizar toda esta mudança administrativa, é informatizar todo o serviço aqui realizado e trabalhar de maneira proativa”, revelou. “Inclusive, com backup de seus dados em nuvem, que vai nos dar mais segurança”, afirmou.

O trabalho começou, efetivamente, na terça-feira, 05, quando o Cemitério recebeu uma equipe de trabalhadores que está fazendo uma limpeza geral no local. O mato está sendo retirado e as vias de acesso limpas, com o recolhimento de terra e folhas. Conforme informa Fabrício Andrade, este será um trabalho permanente mas, que agora, busca acabar com o sentimento de abandono em quem visita o recinto. “No futuro, depois que resolvermos os problemas mais urgentes daqui, vamos construir uma sala de necropsia e um espaço para que os trabalhadores possam fazer suas refeições e trocar de roupa”, revela o novo coordenador. Há também projetos para revitalizar a Capela Mortuária, acrescentou.

 

 

Neste primeiro momento, explica, o objetivo é “resolver as pendências urgentes, inclusive as apontadas pela última Comissão de Inquérito e colocar a casa em ordem.” Neste sentido, conta que o Cemitério vai ganhar em eficiência e transparência. “Tudo o que acontecer aqui será facilmente checado por meio de acesso ao sistema. E aqueles que têm familiares sepultados neste local não terão mais surpresas desagradáveis”, garante Fabrício. Ele finaliza informando que até junho deverá iniciar o recadastramento dos túmulos – são quase cinco mil cadastrados – como parte inicial deste processo de informatização. Este trabalho será precedido de uma ampla campanha de divulgação em todo o município, disse.

Fonte: Marcelo Lopes

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!