Cataguases avança para a Onda Amarela do Programa Minas Consciente
15/01/2021 05:43 em REGIÃO

 

Cataguases vai avançar para a Onda Amarela do Programa Minas Consciente. A decisão foi tomada durante reunião do Comitê Covid, que começou às 14 horas desta quinta-feira, 14 de janeiro, e terminou por volta das 17 horas. A Onda Amarela é menos restritiva e permite o funcionamento de serviços não essenciais. Apesar da decisão, o novo modelo de funcionamento da economia local exige que todos continuem cumprindo as normas sanitárias como uso de máscara e de álcool em gel e não participar de aglomerações.

Às 18 horas, o Secretário de Saúde, Ricardo Mattos e o diretor administrativo daquela pasta, Vinícius Franzoni, concederam uma entrevista exclusiva em vídeo ao Site do Marcelo Lopes. Eles confirmaram que a situação da Covid-19 em Cataguases é “muito grave” e reforçaram a necessidade das pessoas só saírem de casa “se for realmente preciso”. Também confirmaram o que este site vem publicando diariamente: o Hospital de Cataguases está com sua capacidade de atendimento no limite. Mesmo diante desta situação alarmante, o município avança para a onda amarela, tomando como base o fato de que a macrorregião está nesta mesma onda.

 

Nesta sexta-feira, 15, o prefeito de Cataguases, José Henriques, vai baixar um decreto com as novas determinações que vão começar a vigorar dia 16. Na prática, a partir da próxima segunda-feira, 18. Restaurantes, lanchonetes e bares que abrem as portas somente à noite, vão permanecer funcionando somente por meio do sistema delivery. Os que trabalham durante o dia vão poder receber seus clientes no recinto respeitando o distanciamento de segurança entre as mesas.

Veja a entrevista completa clicando aqui.

 

Nesta quinta-feira, 14, Cataguases registrou 19 novos casos de Covid-19 sendo 7 mulheres sintomáticas e 1 assintomática; 9 homens sintomáticos e 2 assintomáticos. Agora o município alcança a marca de 2.434 casos de Covid-19 desde o início da pandemia, em meados de março de 2020. Cataguases também chega a 70 óbitos, outros 2 estão em investigação e 2.250 pessoas se recuperaram da doença. São 16 casos suspeitos, 278 monitorados em isolamento e 6.669 pessoas com síndrome gripal inespecífica.

 

Veja abaixo a situação das internações no Hospital de Cataguases.

 

Enfermaria Covid = 16 pacientes (80% de ocupação), sendo:

– 5 positivos e 5 suspeitos de Cataguases;

– 1 positivo de Santana de Cataguases;

– 1 positivo de Dona Eusébia;

– 1 suspeito de Recreio;

– 1 positivo de Pirapetinga;

– 1 suspeito e 1 positivo de Astolfo Dutra.

 

UTI Covid = 8 pacientes (80% de ocupação), a saber:

– 2 positivos de São João Nepomuceno;

– 4 positivos de Cataguases;

– 1 positivo de Laranjal;

– 1 positivo de Juiz de Fora.

 

UTI Geral = 5 pacientes (50% de ocupação).

– 2 positivos Covid de Cataguases;

– 1 positivo Covid de Bias Fortes.

 

OBS: Em relação a estes pacientes positivos ou suspeitos de Covid, o Hospital de Cataguases está seguindo todos os protocolos de isolamento e tratamento, para proteção dos demais internados e das equipes de atendimento.

Fonte: Marcelo Lopes

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!