Emater-MG cria catálogo de viveiros de mudas de Dona Euzébia
15/01/2021 05:46 em REGIÃO

 

A produção de mudas é o carro-chefe da economia de Dona Euzébia. Tanto que o município é o maior fornecedor de Minas Gerais, com centenas de agricultores que investem na produção e comercialização de frutíferas, planta ornamentais e florestais. Somente a safra de mudas de citros registra quatro milhões de unidades por ano.

Com o surgimento da pandemia em 2020, a circulação de pessoas diminuiu e a visita de consumidores aos viveiristas ficou prejudicada. Pensando nisso, a Emater-MG criou um catálogo eletrônico dos viveiros que pudesse ser disponibilizado aos compradores interessados.

“Com o catálogo, o consumidor, seja ele agricultor, florista, decorador ou qualquer outro público que queira adquirir mudas poderá entrar em contato direto com os viveiristas.

 

A produção é referência em qualidade e variedade. Engenheiro agrônomo da Emater e responsável pela criação do catálogo, Breno de Almeida Neves destaca outra característica dos viveiristas da região: “atender à necessidade de cada consumidor, de forma rápida e prática”.

Variedades
Todos os viveiros relacionados no catálogo são registrados no Ministério da Agricultura e têm a Emater-MG como responsável técnica. O catálogo apresenta o nome e contato de 88 viveiristas. No total, a lista tem mais de 300 variedades de mudas.

“A ideia é contribuir para a maior divulgação dos viveiros do município e, consequentemente, ampliar o mercado das mudas de Dona Euzébia. Além disso, o consumidor não precisará se deslocar aos viveiros à procura de espécies de mudas, o que contribui para a prevenção à covid-19, protegendo tanto o produtor quanto o comprador neste momento de pandemia”, afirma o técnico da Emater-MG.

A proposta é atualizar o catálogo, em formato PDF, a cada seis meses. Os interessados em receber a relação dos viveiristas de Dona Euzébia podem fazer a solicitação pelo e-mail dona.euzebia@emater.mg.gov.br.

Reconhecimento
O trabalho de criação do catálogo pela Emater-MG em Dona Euzébia foi vencedor regional do prêmio Destaque MelhorAção. O concurso é uma ação interna da empresa para destacar e divulgar projetos e ações de seus empregados que tenham obtido resultados significativos para a Emater-MG e seus clientes.

Fonte: Agência Minas | Foto: Emater-MG / Marcelo Lopes

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!