A idosa Mariana Gomes, de 103 anos, interna do Asilo Santo Antonio, foi a primeira moradora de Leopoldina a ser imunizada com a vacina contra a covid Apesar da idade, dona Mariana é lúcida. Quando questionada sobre a importância de se tomar a dose da vacina, fez sinal de positivo com a cabeça.
A vacinação começou nesta terça-feira, dia 19, no Asilo Santo Antônio, onde dona Mariana é interna há 36 anos. "Passamos por momentos de tensão, mas, com a chegada da vacina, estamos mais aliviados", conta a técnica de Enfermagem do local, Ângela Maria Rocha.
O prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz comemora a chegada da vacina na cidade. "Hoje é o dia mais esperado dos últimos anos em Leopoldina. É o dia da esperança, dia de comemorarmos a vida, o início de um novo ciclo para todos nós. É dia de lembrar daqueles que se foram por essa doença, com a certeza de que estamos iniciando uma nova fase para proteger vidas daqui pra frente", diz.
Ainda segundo o prefeito, desde que o Ministério da Saúde anunciou a aprovação da vacina, toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde se empenhou para que Leopoldina recebesse o imunizante o mais breve possível.
"Desde que assumimos a Prefeitura, o nosso objetivo é preservar a saúde da população frente ao coronavírus. Por isso, não medimos esforços para que pudéssemos vacinar os leopoldinenses A saúde é e continuará sendo nossa prioridade", completa Pedro Augusto.
A vacinação em Leopoldina está seguindo todos os protocolos do Ministério da Saúde. Neste primeiro momento, serão imunizados idosos com mais de 75 e profissionais de saúde que atuam na linha de frente ao enfrentamento da pandemia.
Para esta etapa, o município recebeu 644 das 3.960 doses disponibilizadas para a região. Segundo a Gerência Regional de Saúde, os próximos lotes de vacina devem ser enviados pelo Governo Federal entre 15 e 20 dias.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Leopoldina também serão imunizados todos os idosos do Asilo Santo Antônio e os profissionais de saúde da linha de frente ao enfrentamento ao Covid-19.
Enviado por Eder Alves da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina / Jornal Leopoldinense