Primeiro LIRAa de 2021 aponta alto risco de infestação do Aedes aegypti em Ubá
21/01/2021 15:48 em REGIÃO

 

A Prefeitura de Ubá divulgou, nesta quarta-feira (21), o resultado do primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2021.

Na pesquisa, o resultado encontrado foi de 8,5%, considerado alto risco para surto de doenças transmitidas pelo mosquito, como a Dengue, Zika, Chikugunya e Febre Amarela.

Segundo o Ministério da Saúde, o índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%

De acordo com o Executivo, o levantamento foi realizado no período de 5 a 7 de janeiro. Cerca de 149 focos foram encontrados em 1.550 imóveis visitados.

Segundo o coordenador da seção de Controle de Zoonoses, João de Souza Lima, a maior parte dos focos foi encontrada em depósitos móveis. Veja abaixo:

 

  • Vasos, pratos, frascos com plantas e bebedouros de animais somaram 34,7% dos focos de larvas encontradas;
  • Recipientes plásticos, garrafas e entulhos ficaram em segundo lugar, com 21,65% de incidência do mosquito;
  • Tambores e reservatórios representam 19,9% dos casos

 

 

Histórico

 

Ubá vem apresentando índices altos de LIRAa desde 2018, quando registrou 8,2%. Em janeiro de 2019, o índice caiu para 7,4%, e voltou aos 8,2% em 2020.

 

De acordo com a Prefeitura, mais de 1350 casos de dengue foram confirmados na cidade em 2020. Já nas primeiras três semanas de 2021, 23 casos já foram notificados.

 

Ações de combate

 

Segundo a administração municipal, ações de combate estão sendo intensificadas nas áreas de maior índice de infestação e ou transmissão de casos na cidade.

O objetivo das ações é a eliminação de criadouros, orientações aos munícipes, e tratamento de recipientes quando necessário, além de monitoramento de notificações das arboviroses e realização de ações de bloqueio.

Além disso, medidas como fumacê, Mutirão de Limpeza e e articulações com outras secretarias também poderão ser adotadas.

A Prefeitura também frisa que a colaboração da população é fundamental no combate ao mosquito, no sentido de seguir vistoriando as residências, evitando água parada e acúmulo de lixo.

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!