A cidade de São João del-Rei foi classificada em situação de alto risco de infestação no primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) de 2021. O mosquito é o transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 104 focos do mosquito foram encontrados em 2.167 imóveis que foram visitados pelas equipes da Prefeitura, o que equivale a 4,39% do total de imóveis trabalháveis no município.
De acordo com o Ministério da Saúde, o índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%.
Os bairros Dom Bosco, Fábrica e São Caetano tiveram o maior número de focos registrados, sendo nove detectados em cada local.
A Prefeitura notificou todos os proprietários dos imóveis nos quais foram encontrados casos, e ações serão direcionadas aos pontos para prevenir a proliferação do mosquito.
A classificação de alto risco serve de alerta, especialmente neste período chuvoso. Por isso, a recomendação é que a população tome alguns cuidados para evitar o crescimento no número de mosquitos na cidade.
- Cobrir ou vedar o armazenamento de água para consumo;
- Vistoriar e lavar com frequência os vasos e bebedouros de animais;
- Consertar calhas, lajes e toldos que possam acumular água;
- Vedar sanitários e ralos em desuso;
- Descartar o lixo em ambiente adequado.
Fonte: G-1 Zona da Mata