Já nas duas primeiras reuniões ordinárias da Câmara Municipal de Leopoldina, os vereadores apresentaram questões relacionadas à Covid-19. Sugestões de procedimentos para a aplicação da vacina, pedidos de informações e documentos sobre a utilização de recursos públicos no combate à doença e relação dos vacinados foram algumas das proposições discutidas pelos parlamentares.
Rodrigo Pimentel (PV) sugeriu ao Poder Executivo que estude a possibilidade e viabilidade de assinar protocolo de intenções com o Instituto Butantan para fornecer a vacina Coronavac, que apresentou resultado de eficácia de 78%, para toda a população leopoldinense.
Essa proposição foi reforçada pelo vereador Edvaldo Franquido Donato do Vale (PT), que sugeriu ao Executivo que envie um projeto de lei à Casa Legislativa solicitando autorização para adquirir vacinas para o combate e enfrentamento à Covid-19, caso os governos federal e estadual não disponibilizem vacinas em quantidade para o município.
Rodrigo Pimentel (PV) ainda ponderou sobre a necessidade de dar início à vacinação dos idosos acima de 80 anos, implementando o sistema de vacinação “drive thru”, em local amplo e de fácil acesso à entrada/saída de veículos. Segundo ele, o pátio do Parque de Exposições da Coopleste é o espaço adequado para promover a imunização, sem aglomeração de idosos e sem causar prejuízo da vacinação nos postos de saúde.
Os vereadores também pretendem fiscalizar as ações que o município vem realizado de combate à Covid-19. Neste sentido, foram aprovados quatro requerimentos com pedidos de informações e documentos.
Rogério Campos Machado (PSC) apresentou três requerimentos solicitando informações se a Administração Municipal já recebeu algum recurso dos governos federal e estadual e se já houve algum repasse financeiro à Casa de Caridade Leopoldinense para combate e prevenção à Covid-19. O vereador ainda questionou se o Executivo adquiriu materiais, medicamentos, máscaras e aparelhos para o enfrentamento da doença e se houve alguma contratação de profissionais para atuarem neste setor.
Por fim, Edvaldo Franquido Donato Vale solicitou ao Executivo que encaminhe à Câmara um documento constando todos os nomes das pessoas vacinadas contra a Covid-19, informando em que área profissional atuam.
Encerradas as discussões regimentais, indicações e requerimentos foram aprovados por unanimidade.
Fonte> Portal da Câmara Municipal de Leopoldina / Jornal Leopoldinense