Sobe para seis o número de mortos em asilo que registrou surto de Covid-19 em Além Paraíba
18/02/2021 14:31 em REGIÃO

 

Um idoso morador do Asilo Ana Carneiro em Além Paraíba, que registra um surto de Covid-19, morreu nesta quarta-feira (17) no Hospital São Salvador, onde estava internado para tratamento de coronavírus.

Com isso, a instituição de longa permanência registrou seis óbitos por suspeita ou confirmação da doença desde o fim de janeiro.

A informação foi confirmada ao G1 pela secretária municipal de saúde, Bethânia Reis de Souza. Todos os residentes e trabalhadores do Ana Carneiro receberam a primeira dose da CoronaVac no final de janeiro.

A cidade também registra outro foco de contaminação da doença: a Câmara Municipal de Além Paraíba foi fechada após casos de Covid-19 no local.

Dois funcionários testaram positivo e o vereador Fernando Cruz (PSL) segue internado no Hospital São Salvador. Além deles, outros três parlamentares, que não tiveram os nomes divulgados, estão com suspeita da doença, assim como mais três funcionários do Legislativo.

Segundo o último Boletim Municipal divulgado na noite de quarta-feira, o município tem 1.595 casos confirmados, 1.513 recuperados e 51 óbitos confirmados.

 

Hospitalizações

 

Nesta quinta-feira (18), dos mais de 70 idosos que vivem no asilo, 16 seguem internados em hospitais da região.

Segundo Bethânia, oito estão no Hospital São Salvador, em Além Paraíba. Destes, três estão na UTI, sendo que um dos idosos encontra-se em estado grave. Cinco pacientes estão na parte Clínica Covid e estão estáveis.

Um idoso foi transferido para a Fundação Cristiano Varella, em Muriaé, já que ele também é paciente oncológico e faz tratamento neste hospital.

Outros sete moradores estão recebendo tratamento na Casa de Caridade em Leopoldina. O estado de saúde destes idosos não foi divulgado.

Há também 29 internos que estão em tratamento da doença no próprio asilo, onde estão isolados e recebem atendimento de funcionários da Secretaria Municipal de Saúde.

A idade e o sexo das vítimas não foram informados pela Prefeitura. Nem todos os idosos e profissionais de saúde foram testados - os exames de RT-PCR e teste rápido estão ocorrendo ao longo da semana e o tratamento está ocorrendo através de avaliação clínica e tomografia.

Pelo menos um profissional de saúde testou positivo para a Covid-19 e foi afastado.

 

Surto

 

A Prefeitura emitiu um comunicado reconhecendo a situação de surto no dia 12 de fevereiro. Na ocasião, cinco idosos já haviam falecido. Segundo Bethânia, as mortes ocorreram entre o final de janeiro e esta quarta-feira (18).

A situação também foi notificada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e ao Ministério Público, que acompanha o caso.

De acordo com a secretária, todos os idosos receberam a primeira dose da vacina CoronaVac no dia 22 de janeiro e nenhum apresentava sintomas na data.

No intervalo entre a primeira e a segunda dose, que seria aplicada na primeira semana de fevereiro, alguns moradores começaram a apresentar os sintomas.

"Não tendo tempo hábil para a vacina fazer seu efeito protetivo contra a doença, a contaminação pode ter ocorrido nesse período, não tendo como precisar uma data", afirmou Bethânia em comunicado oficial.

Os idosos que não apresentaram sintomas nas últimas semanas foram vacinados com a segunda dose. Entretanto, o número de imunizados não foi divulgado pela Prefeitura.

Medidas de enfrentamento

 

Bethânia reforçou que "todas as medidas necessárias estão sendo tomadas" para conter o surto da doença. Ela afirmou que a Secretaria de Saúde está realizando todos os exames de acordo com os protocolos e que o Hospital São Salvador reservou uma área para internação específica para os idosos do asilo.

Os outros internos que não apresentaram sintomas ou testaram negativo para a doença estão isolados em outra área da instituição.

A secretária também explicou que a Prefeitura realocou alguns funcionários para dar um melhor suporte ao asilo e assim conseguir fazer um isolamento adequado, bem como um monitoramento em tempo integral. Novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) também foram encaminhados aos trabalhadores do asilo.

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!