Uma forte chuva atingiu cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes na noite desta quinta-feira (18) e causou alagamentos, deslizamentos de terra e desabamento de imóveis em Divino, Orizânia, Barão do Monte Alto, São João del Rei e Barbacena.
Uma mulher morreu depois que parte da casa em que estava desabou, na cidade de Divino. As chuvas alagaram diversas ruas de Orizânia e Barão do Monte Alto, um córrego transbordou em São João del Rei e muros de residências desabaram em Barbacena. Veja abaixo a situação de cada cidade.
Divino
De acordo com a Defesa Civil, uma mulher de 44 anos morreu soterrada durante a madrugada no Bairro João Dornelas.
Ela estava dentro de casa com o marido e os três filhos e todos estavam dormindo quando parte da residência desabou. Ela foi soterrada e resto da família conseguiu sair da casa e teve escoriações pelo corpo.
Os vizinhos ajudaram na remoção do corpo, que será levado para o Instituo Médico Legal (IML) de Muriaé.
Até o início da manhã desta sexta, a Defesa Civil contabilizou 25 famílias desalojadas e três famílias desabrigadas.
A Assistência Social da Prefeitura de Divino está trabalhando para ajudar as pessoas atingidas pelas chuvas e os desabrigados foram levados para a quadra esportiva de uma escola municipal.
Segundo o órgão municipal, além da morte registrada, ocorreram deslizamentos de terra, desabamentos e diversas ruas ficaram alagadas. O Corpo de Bombeiros também atua na cidade.
Orizânia
Orizânia ficou com ruas completamente alagadas — Foto: Portal Miradouro/Reprodução
Em Oriziânia, o Rio Carangola subiu rapidamente de nível e diversas ruas, avenidas e imóveis ficaram debaixo d'água durante a madrugada desta sexta-feira (19).
Houve desabamentos de casas e deslizamento de terra. Uma família ficou ilhada dentro de casa após a rua ficar complemente alagada e precisou ser resgatada por um retroescavadeira.
O G1 apurou que os bombeiros do pelotão de Manhuaçu realizam os trabalhos nesta manhã e uma equipe da Defesa Civil de Divino será deslocada para Orizânia. O número de pessoas afetadas pela chuva ainda não foi divulgado.
Estrutura desabou em Orizânia após chuvas — Foto: Portal Miradouro/Reprodução
Ruas alagadas em Orizânia — Foto: Portal Miradouro/Reprodução
Barão do Monte Alto
Ruas de Barão do Monte Alto — Foto: Silvan Alves/Reprodução
A chuva também atingiu diversos pontos da cidade de Barão de Monte Alto. Segundo os bombeiros, foram registrados alagamentos e enxurradas durante a madrugada. O número de pessoas atingidas ainda não foi contabilizado.
São João del Rei
No Campo das Vertentes, São João del Rei foi uma das cidades mais atingidas. Durante a madrugada desta sexta-feira, os bombeiros informaram que um forte temporal, que durou cerca de uma hora, fez transbordar o Córrego do Lenheiro no Bairro do Tejuco.
Na Rua Joaquim Teixeira, duas ruas, um bar e uma barbearia ficaram completamente alagados após o transbordo do córrego.
Os militares orientaram os moradores e, com a diminuição da chuva no início da manhã, os moradores não precisaram deixar os imóveis. A Defesa Civil foi acionada para auxiliar no monitoramento das residências atingidas.
Barbacena
Parte de imóvel no Bairro São Pedro desabou em Barbacena após as chuvas — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
A chuva também causou estragos em Barbacena e o Corpo de Bombeiros registrou, pelo menos, três atendimentos em imóveis relacionados a tempestade desta madrugada.
No Bairro São Pedro, uma casa foi interditada na Rua Coronel José Custódio. A moradora, uma mulher de 58 anos, foi resgatada pelos militares após a parede do quarto dela desabar e bloquear a passagem dela, impedindo que ela conseguisse sair do imóvel.
Para conseguir fazer o salvamento, os bombeiros cortaram o cadeado do portão dela e forçaram uma entrada pela porta. Ela não tinha lesões, estava consciente e ficou na casa de um vizinho. Durante a manhã, uma equipe isolou o local e concluiu a vistoria. A Defesa Civil foi acionada e vai auxiliar na interdição do local.
Já no Bairro Grogoró, os moradores de um conjunto habitacional na Rua Coronel Mariniano de Oliveira acionaram os bombeiros após um grande vazamento com infiltração de águas das chuvas no prédio.
Os bombeiros identificaram um acúmulo de água na laje escoando pelas boquilhas das lâmpadas, interruptores de energia e alguns furos nas lajes feitas pelos próprios moradores, além de calhas entupidas e telhas quebradas que facilitavam o acúmulo da água da chuva sobre a laje.
Foi feita a limpeza da calha e conserto da telha com ajuda dos moradores e não foram encontrados danos estruturais no conjunto habitacional.
Parte de muro caiu em residência de Barbacena — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
No Bairro do Carmo, um muro desabou no fundo de uma residência na Rua Luiz Cruz. O local foi isolado e equipes da Defesa Civil avaliam a área durante a manhã
Os bombeiros já tinha sido acionados na quinta-feira para verificar a situação e constataram comprometimento total do muro, mas com as fortes chuvas de sexta-feira, a estrutura caiu durante a madrugada. A moradora da casa, de 49 anos, não teve ferimentos.