Pitbull Sansão, que teve as patas decepadas, ganha prótese em MG
02/03/2021 14:07 em REGIÃO

 

O cachorro pitbull Sansão, de 2 anos e 9 meses, que teve as patas traseiras decepadas por dois suspeitos, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ganhou uma prótese para ser usada na pata traseira esquerda.

O equipamento foi doado pela organização não governamental (ONG) Patas para Você, mas o tutor Nathan Braga, de 22, diz não saber o valor do equipamento, que foi feito sob medida em Denver, no Colorado, nos Estados Unidos.

De acordo com Nathan, o animal se recupera bem e faz fisioterapia três vezes por semana para se adaptar à prótese.

Cada sessão tem duração de uma hora e meia e são feitas na Região da Pampulha, em Belo Horizonte. O cão mora em Vespasiano, também na Grande BH.

Nathan fala ainda que, para o bicho se recuperar e adaptar totalmente, o tratamento vai durar de quatro a seis meses. Depois que ele estiver treinado a andar com a prótese, poderá usá-la durante 12 horas por dia.

 

"Eu fiquei muito emocionado em ver o Sansão andando novamente. Fiquei muito feliz e agradecido de ele ter conseguido superar isso tudo. Estou feliz em ver ele feliz também", fala Nathan.

 

 

O que dizem os especialistas

 

A bióloga especialista em comportamento animal Carolina Felipe é uma das profissionais que trabalham na reabilitação do Sansão.

Ela explicou que as sessões de fisioterapia servem para que o animal aceite de forma menos estressante os procedimentos e as intervenções.

 

"Ele está indo muito bem. O Sansão é um cão muito forte. Todos ficam espantados com a força dele de vencer os desafios", fala.

 

Carolina falou que o cachorro era um animal independente e, por causa do crime, passou a ser dependente, e que o objetivo da prótese é dar mais autonomia ao pitbull.

 

"A família do Sansão se dedica muito ao bem-estar dele. Ele está se desenvolvimento muito bem e tem surpreendido os profissionais".

 

A médica veterinária Monica Veras foi a responsável em importar o equipamento dos Estados Unidos para o Sansão.

 

"A prótese é de encaixe e precisa da curvatura do joelho para encaixar. Por isso, ela está sendo usada somente na pata esquerda", diz.

 

Ela conta que veio a Belo Horizonte para trazer o produto na sexta-feira (26) e, no sábado (27), ele já começou a andar em "três patas", surpreendentemente.

 

"O Sansão é um cachorro muito forte e ele é de bem com a vida, sem contar a família que está empenhada", fala.
Fonte: G-1 Minas
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!