Na lista de vacinados do governo de MG, 56% dos servidores não estão no Portal da Transparência
Publicado em 14/03/2021 06:05
REGIÃO

 

A maior parte dos nomes na lista de vacinados enviada pelo governo de Minas à Assembleia Legislativa (ALMG) não consta entre os servidores que aparecem no Portal da Transparência. Dos 828 nomes, 464 não estão nesse registro - o que representa 56% do total, conforme levantamento exclusivo da produção da TV Globo.

Conforme deliberação do governo, estariam autorizados à vacinação os trabalhadores das secretarias e órgãos estaduais de saúde. Mas, na lista enviada à ALMG, apenas 35% estão lotados na pasta (295 servidores). Lotados no Ipsemg, Hemominas e Fhemig somam 6 pessoas.

A lista foi divulgada somente pela ALMG, dois dias depois que o governador Romeu Zema (Novo) escreveu que "os atos de governo devem ser públicos e praticados com a máxima transparência e correção".

 

  • Veja a lista completa aqui.

 

O governo de Minas Gerais informou, em nota enviada na tarde deste sábado (13), que a lista engloba "servidores lotados na SES, servidores cedidos por outros órgãos e terceirizados" 

A vacinação de servidores contra a Covid-19 gerou a crise que levou à troca do comando na secretaria de Saúde, no momento mais grave da pandemia no estado. O então secretário Carlos Eduardo Amaral se justificou dizendo que foi vacinado "para dar o exemplo".

Mas especialistas criticaram a transparência do processo, a partir de uma deliberação publicada no Diário Oficial e escondida no site da pasta, que se limitava a informar que funcionários de secretarias de saúde poderiam se enquadrar entre os públicos prioritários da vacinação.

Além disso, não é possível identificar parte dos nomes que constam na lista em virtude do grande número de homônimos entre os servidores. Diferentemente de como ocorre no Portal da Transparência, a lista dos vacinados não tem o número da matrícula do pessoal do estado, principal forma de diferenciá-los em casos de coincidência entre os nomes.

A área de pessoal, disponível no Portal da Transparência, limita a pesquisa a dezembro de 2020. E informa que os dados foram atualizados no dia 9 de março de 2021.

A aplicação das primeiras doses para a imunização dos servidores ocorreu entre 16 e 27 de fevereiro. Com relação à segunda dose, o governo informou que consultaria o Ministério Público (MPMG) em busca de uma recomendação.

O MPMG, que apura a denúncia de "fura-fila" envolvendo os servidores, informou que a segunda dose pode ser aplicada, mas isso não muda em nada a responsabilização de quem tomou a primeira dose sem estar nos grupos prioritários. "A avaliação é que o prejuízo seria maior se eles não tomarem a segunda dose, pois isso faria com que, na prática, se jogasse fora a primeira dose de vacina que foi aplicada".

Vacinados que não aparecem no Portal da Transparência

Lotação Número de servidores
Subsecretaria de Vigilância em Saúde 91
SRS BH Coordenação de Assistência Farmacêutica 192
Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde 18
Subsecretaria de Inovação e Logística 107
Assessoria de Auditoria Assistencial 1
Assessoria de Comunicação Social 8
Assessoria de Parcerias Em Saúde 1
Controladoria Setorial 1
Assessoria Estratégica 4
Núcleo de Judicialização em Saúde 1
PMMG/Comave 3
Saúde em Rede - Deliberação Coes 3
SRS BH - Coordenação de Atenção à Saúde 0
SRS BH - Coordenação de Gestão, Finanças e Prestação de Contas 1
SRS BH - Rede de Frio 1
SRS BH - Central de Regulação Macro 2
SRSBH 2
Subsecretaria de Gestão Regional 7
Subsecretaria de Regulação do Acesso a Serviços e Insumos de Saúde 4
Uni-SOS - Transporte em UTI Terrestre 5
Gabinete 12
Total 464

 

Nota da SES-MG na íntegra:

 

"A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 enfatiza que são trabalhadores dos serviços de saúde todos aqueles que atuam em estabelecimentos vinculado à saúde.

A lista de vacinados engloba servidores que atuam na Secretaria de Estado de Saúde (SES), reunindo servidores lotados na SES, servidores cedidos por outros órgãos e terceirizados. No Portal da Transparência, constam como servidores da SES efetivos e comissionados com ônus financeiro para a SES. Servidores cedidos com ônus financeiro para órgãos de origem e terceirizados não aparecem no portal como servidores da Saúde.

Informamos ainda que o Portal da Transparência está passando por ajustes pontuais, o que pode gerar inconsistências no sistema, com previsão de atualização até o fim deste mês".

* Com Camila Falabela, Fred Bottrel, Guilherme Pimenta, Marina Borges, Paulo Ribeiro, Ricardo Mello, Rodrigo Salgado, Sávio Gabriel e Thaís Leocádio.

 

Fonte: G-1 Minas

Comentários
Comentário enviado com sucesso!