ENTREVISTA: Diretor Técnico da CCL concede entrevista e fala sobre a realidade leopoldinense
08/04/2021 19:05 em LEOPOLDINA

 

O blog Leopoldina News em busca de trazer algumas respostas concretas a diversas perguntas, enviou ao Diretor Técnico da Casa de Caridade Leopoldinense, Doutor Cândido Ladeira. O blog foi prontamente atendido pelo médico que trouxe mais luz a nós editores, escritores, moderadores e que levamos à sociedade, com inteira responsabilidade informações cruciais a todos cidadãos usuários e ou ligados de alguma maneira "ao instituto da saúde pública" em todo país durante a pandemia.
Abaixo descrevemos as perguntas e as respostas do médico, Doutor Cândido Ladeira, Diretor Clínico da Casa de Caridade Leopoldinense.
 
BLOG: "Quantos leitos enfermaria Covid SUS existem atualmente na CCL?"
Dr. Cândido Ladeira: 22 leitos.
 
BLOG: "Quantos leitos UTI SUS existem atualmente na CCL?" 
Dr. Cândido Ladeira: 17 leitos CTI Covid, CTI clínico com 6 leitos SUS adulto e 1 leito pediátrico.
 
BLOG: "Quantos leitos enfermaria Particular existem atualmente na CCL?"
Dr. Cândido Ladeira: Posto G - 8 leitos Covid (sendo que 01 ainda está sendo utilizado como quarto dos médicos devido à restruturação para atendimento Covid). Posto C - 5 leitos (sendo 3 quartos particulares e 1 enfermaria com 2 leitos). Maternidade - 9 leitos (sendo 5 particulares e 2 enfermarias com 2 leitos cada).
 
BLOG: "Quantos leitos UTI Particular existem atualmente na CCL?"
Dr. Cândido Ladeira: 2 leitos UTI Covid e 1 leito UTI clínica.
 
BLOG: "Existe a previsão de "contratação ou ampliação" de mais leitos enfermaria e UTI particular pela CCL? Em quantos cada?"
Dr. Cândido Ladeira: Não.
 
BLOG: "Existe a previsão de "contratação ou ampliação" de mais leitos enfermaria ou UTI SUS pela CCL? Em quantos cada?"
Dr. Cândido Ladeira: Existe a previsão de ampliação de mais 1 leito SUS na UTI COVID. A Enfermaria COVID já foi ampliada em 7 leitos.
 
BLOG: "Quando custa atualmente a manutenção de uma UTI e uma enfermaria atualmente custeada pelo SUS?"
Dr. Cândido Ladeira: Me falta esses dados.
 
BLOG: "Existe algum déficit de médicos e enfermeiros para o setor Covid em Leopoldina?"
Dr. Cândido Ladeira: Deveríamos ter 1 enfermeiro a cada 8 leitos e 1 técnico de enfermagem a cada 2 leitos na UTI, totalizando 40 técnicos de enfermagem e 9 enfermeiros (sendo 1 rotina). Temos hoje no CTI: 20 técnicos de enfermagem e 7 enfermeiros. Enfermaria: 1 enfermeiro e 2 técnicos de enfermagem. Médicos conseguimos adequar escala com muitas dobras no plantão. Estamos sobrecarregado na parte assistencial fazendo muito profissionais tenha que fazer mais horas que o razoável. 
 
BLOG: "Em relação aos insumos e remédios usados no tratamento da Covid-19, há preocupação de faltar algum item nos próximos dias? Quais itens são estes?" 
Dr. Cândido Ladeira: Faltam sedativos como Propofol que faz parte Kit intubação. Estamos sempre contato com gerência da vigilância sanitária que já nos ajudaram a adquirir alguns medicamentos.
 
BLOG: "Muitos se tem questionado em todo país o problema da falta de oxigênio. Qual é a situação atual da CCL em relação ao fornecimento de oxigênio?" 
Dr. Cândido Ladeira: Além dos tanques de oxigênio, temos a usina que não foi desativada e poderá ser usada se necessário. 
 
BLOG: "Outro item tão questionado é a prevenção da Covid-19. A prevenção ocorre no dia a dia com o uso de máscara facial, álcool 70%, distanciamento e isolamento, os mais itens mais comuns. A CCL através do corpo médico faz a recomendação de medicações para prevenção ou para apenas tratar os casos concretos de Covid, ou ambos?"
Dr. Cândido Ladeira: Muito questionável medicação para prevenção. Não é essa orientação do nosso conselho de classe e AMB( Associação Medicina Brasileira). Cada médico tem a liberdade de se quiser fazer prescrição mas não é orientação da AMB.
 
Ao final, pedimos esclarecimentos ao Doutor Cândido sobre números veiculados sobre a quantidade de leitos enfermaria e UTI Covid, visando dar mais transparência e confiança nas informações repassadas aos leitores do blog Leopoldina News, quanto também nos jornais apresentados pela Rádio Jornal AM de Leopoldina. Ao blog, o Diretor Técnico da CCL informou que "São 17 vagas UTI Covid SUS em credenciamento para mais 1 leito Covid que totalizaram 18 leitos SUS Covid e 2 leitos particulares. Apesar que se chegar emergência paciente SUS e tiver vaga ele a ocupa (particular). Enfermaria são 22 leitos, às vezes quando chega casos graves chegamos a 25 que não são ideais e leitos extras que as vezes retiramos da clínica médica. Mas quando tiramos esse leitos começam a ficar pacientes críticos emergência e estrangula o sistema hospitalar" - descreveu. O médico afirmou ainda que em breve a CCL terá 20 UTI Covid.
 
Ao final, em uma mensagem aos leitores, o Doutro Cândido Ladeira "Solicito que fiquem em casa ,lavem mãos, álcool gel , distância social. Sistema saúde sobrecarregado e profissionais saúde extremamente cansados e exaustos. Precisamos que cada indivíduo faça sua parte para que possamos vencer essa pandemia".
 

Fonte: Leopoldina News

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!