Quase 7 mil juiz-foranos ainda não tomaram 2ª dose da vacina contra Covid-19
10/04/2021 05:48 em REGIÃO

 

Até esta sexta-feira (9), 6.843 juiz-foranos que deveriam ter recebido a segunda dose da vacina contra a Covid-19 ainda não tinham procurado as unidades de saúde para tomar o imunizante. Em entrevista coletiva à imprensa realizada nesta tarde, a secretária de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Ana Pimentel, reforçou que a campanha de vacinação irá focar, a partir da próxima semana, na aplicação da segunda dose em idosos de 65 anos ou mais, de acordo com as datas indicadas nos cartões de vacinação. De acordo com a titular da pasta, o reforço ocorre porque a imunização completa contra a doença só acontece após aplicação das duas doses da vacina. A orientação é de que as pessoas que já receberam a primeira dose observem a data descrita nos cartões e procurem uma unidade de saúde para receber a segunda.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, das 26.057 pessoas que tomaram a primeira dose da vacina até 26 de março, 19.214 buscaram as unidades de saúde, até esta sexta, para receber a segunda aplicação. Desta forma, 6.843 juiz-foranos ainda não foram tomar a segunda dose. Conforme Ana Pimentel, a Prefeitura está buscando reforçar o pedido para que eles sejam imunizados, bem como aqueles que receberam a primeira dose depois de 26 de março. Desta data até esta sexta, 40.144 doses foram aplicadas. Assim, as pessoas imunizadas com a primeira dose neste período devem receber a segunda aplicação até 29 de abril.

“Algumas pessoas, cuja data já estava colocada para vacinação da segunda dose, ainda não compareceram, então temos um chamado especial para que elas procurem (as unidades de saúde). Elas ainda podem e devem ser imunizadas”, diz a titular da pasta. De acordo com a Secretaria de Saúde, as UBSs têm buscado contato com estas pessoas, quando possível, para convocá-las para receber o imunizante.

Segundo a titular da pasta, a aplicação da segunda dose também se faz necessária em virtude do perfil dos falecimentos em Juiz de Fora ser majoritariamente entre os idosos. “Completar a imunização é um ganho epidemiológico e sanitário para a cidade muito significativo. Ainda que essas novas cepas e que o momento da pandemia também acometa pessoas jovens, as pessoas que morrem continuam sendo predominantemente idosos, então essa é uma fase muito importante, que é garantir a imunização completa dos idosos acima de 65 anos.”

Os que se enquadram nesta faixa etária e não tomaram a primeira dose ainda podem procurar as 45 UBSs e o ginásio do Sport Club Juiz de Fora para receberem o imunizante a partir da próxima segunda-feira (12). Neste fim de semana não haverá vacinação na cidade. Questionada sobre isso pela Tribuna, a Secretaria de Saúde informou que considerou que a demanda está sendo devidamente atendida durante a semana nos postos de vacinação. Por este motivo, a campanha será retomada na segunda.

Período máximo para receber 2ª dose da Coronavac é de 28 dias

Em Juiz de Fora, 85% das doses aplicadas são da Coronavac. As pessoas que recebem esta vacina podem tomar a segunda dose entre 14 e 21 dias após a primeira, sendo que o período máximo tolerável é de até 28 dias. Com o tempo menor em comparação com a vacina Astrazeneca/Oxford, cujo prazo para a segunda dose é de até três meses, o objetivo da Secretaria de Saúde é garantir a imunização completa das pessoas que já receberam a primeira dose da Coronavac.

 

“Muitas pessoas perguntaram: por que não continuamos com a vacinação e acabamos com o estoque que hoje tem disponível? Porque no mês de março nós recebemos muitas doses da Coronavac. Nós não temos confirmado quantas doses dela receberemos em abril, então precisamos ter as segundas doses garantidas para toda a população que foi vacinada”, diz Ana. “Recebidas as próximas doses, nós conseguimos ampliar de novo.”

Desta forma, ainda não há previsão para ampliação do público-alvo da campanha de vacinação contra a Coronavac. “É nossa grande expectativa, é o que nós queremos. Já mostramos que conseguimos fazer uma vacinação rápida, então tão logo a gente receba, a gente consegue abrir o calendário”.

Segundo a secretaria de Saúde, cerca de 80% da população com 65 anos ou mais já recebeu a primeira dose contra a Covid-19. Em relação à população total da cidade, 14,64% das pessoas tomaram a primeira dose da vacina. Em Minas, este percentual é de 10,40% e, em todo o Brasil, de 9,8%. “Como apenas a segunda dose imuniza de fato, nós queremos e vamos fazer um ‘intensivão’ para, até o final do mês de abril, conseguir imunizar todos esses de segunda dose”, enfatizou Ana Pimentel.

Fonte: Trbuna de Minas

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!