A liberação de cultos e missas em Leopoldina deve ter desfecho no meio desta semana. O prefeito municipal de Leopoldina aguarda nova decisão do Comitê que atua em orientar o Governo do Estado de Minas Gerais sobre as políticas sanitárias em todas as regiões.
A Onda Roxa pode ser revogada ou prorrogada pelo Estado, mas já tem demonstrado enorme desgaste entre líderes religiosos e autoridades sobre o tema.
Desde a última semana, após julgamento da ADPF 811/SP sob relatoria do Ministro Gilmar Mendes, ficou ratificado pela Suprema Corte que cabe aos Estados e Municípios decidirem as políticas sanitárias de combate a Covid-19.
A nova Deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 deve sair até quinta-feira dia 15 de abril. O novo documento deve atualizar a Deliberação 130, 136, 139 e 140.
A expectativa local é que o prefeito de Leopoldina edite novo Decreto provavelmente na Onda Vermelha, que autoriza as igrejas para que possam realizar os cultos e missas, no entanto ainda não há posicionamento definido sobre o tema.
Fonte: Leopoldina News