Dia das Mães: com retomada do funcionamento do comércio, lojistas estão otimistas para as vendas em Juiz de Fora
04/05/2021 14:18 em REGIÃO

 

Com o funcionamento presencial das lojas autorizado, já que Juiz de Fora se encontra na faixa vermelha do Programa "Juiz de Fora pela Vida", comerciantes estão otimistas para as vendas deste ano em relação ao ano de 2020, que foi comemorado de portas fechadas.

De acordo com as entidades que representam o setor, a data é uma das mais esperadas pelos varejistas, que podem realizar ações promocionais para aumentar as vendas.

Segundo o Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio - JF), os segmentos com maior intenção de compras são o de vestuário, perfumarias e cosméticos, floriculturas e eletroeletrônicos. No que diz respeito a números, a entidade informou que não realizou balanços percentuais neste ano devido a pandemia. Emerson Beloti, presidente do Sindicomércio lembra ainda que no sábado (8), o comércio de rua estará autorizado a funcionar até às 17h.

Para o presidente Câmara dos Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora (CDL-JF), Marcus Casarin, apesar de não ser o melhor cenário econômico e favorável para o comércio por conta das restrições ainda impostas ao comércio, a expectativa é a melhor possível uma vez que as lojas estão abertas.

"Como o dia das mães é uma data de sentimentos, acredito que nenhum filho quer deixar de presentear a mãe. Isso faz da data a segunda melhor em vendas para o comércio, ficando atrás apenas do Natal", explicou.

Lojistas

 

O G1 ouviu lojistas do segmento de vestuário, sapatos e flores. Para Rafaella Guimarães, gerente da franquia Carmen Steffens, a expectativa para o Dia das Mães é de muitas vendas.

"Como estamos com apenas alguns dias de reabertura, acreditamos que as vendas já estão aquecendo. Na semana passada o movimento já foi melhor e esta semana, que antecede a data, esperamos que seja melhor ainda", informou.

Rafaella prevê um aumento de 60% a 70% nas vendas em relação aos dias normais. Uma das apostas da marca é prestar ainda um atendimento personalizado aos clientes pelo delivery, como forma de garantir que as compras sejam com mais conforto e segurança.

Sobre as ações para incrementar as vendas na Floricultura Dois Amores, o florista e proprietário do estabelecimento, Renê Mendonça, explicou que foi criado um cardápio especial para a data. "Estamos produzindo arranjos com alguns mimos. Então temos flores com pelúcia, arranjos de flores com chocolates, vinho e muito mais. O delivery também é uma grande aposta nossa para quem deseja surpreender as mães ou simplesmente comprar e receber em casa".

Em uma loja de roupas femininas no Centro da cidade, a projeção de faturamento é de 10 a 20% maior com relação ao ano de 2020. Apesar do momento crítico que estamos passando em relação a pandemia , minha expectativa é grande até por causa da reabertura do comércio não essencial .

"Estamos preparados e estruturados para receber nossos clientes com total segurança e conforto, inclusive quem optar pelas vendas on-line, estaremos com disponibilidade de entrega por delivery com total segurança. Nesta semana que antecede o dia das mães , estamos com diversos descontos , vale presente e sorteio para atrair o consumidor", afirmou a proprietária da loja Josy Torres.

Segundo ela, mesmo com a loja aberta, 50% das vendas são feitas on-line e entregues por delivery na casa dos clientes.

"O segredo é apostar nas plataformas digitais para alcançar os consumidores já que estamos vivendo novamente um período de restrições pela pandemia", conclui a lojista.

Os dois grandes centros privados de compras da cidade adotaram uma série de medidas preventivas para receber os clientes presencialmente com segurança. No Shopping Jardim Norte há controle do número de pessoas, além de aferição de temperatura e obrigatoriedade da aplicação de álcool em gel nas mãos para acesso às dependências.

"Dispensers de álcool em gel estão distribuídos em pontos estratégicos, o acesso aos elevadores é limitado e o espaçamento das mesas na praça de alimentação foi aumentado, entre outras medidas para evitar aglomerações", informou a administração.

No Independência shopping, também há aferição de temperatura, dispensers de álcool em gel distribuídos, além da higienização constante dos banheiros, praça de alimentação e corredores.

"Com a reabertura do comércio, o shopping está de portas abertas e cuidado redobrado para que todos possam fazer suas compras de forma segura e confortável. E, ainda, para aqueles que preferirem, seguimos com as modalidades de compra via delivery e drive-thru. É só escolher aquela que melhor atende às necessidades dos consumidores", explicou a assessoria do shopping.

Ações promocionais

O Jardim Norte criou ainda uma vitrine virtual onde dão dicas de presente. Direto da página, o cliente pode contactar a loja pelo WhatsApp e comprar o que desejar. E pode escolher receber em casa ou deixar reservado para retirada presencial.

Uma campanha especial foi preparada em 2021: "Juntamos duas datas relevantes do calendário do comércio – Dia das Mães e Dia dos Namorados - e criamos a campanha 'Todas as formas de amar' que, além das peças de comunicação para envolvimento, tem uma promoção na qual os participantes vão concorrer a dois vales-compras de R$ 5 mil, cada".

Já no Independência, está ocorrendo um sorteio de cinco smartphones: "Um presente para conectar os corações em tempos de distanciamento, quando também adaptamos nossa promoção, oferecendo uma melhor experiência para os clientes, com a possibilidade mista de cadastro de notas fiscais, ou seja, direto no balcão físico de autoatendimento instalado no shopping e também através do app, para os clientes que quiserem cadastrar no conforto de suas casas".

Cenário Nacional

 

De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) 77% dos consumidores pretende presentear no Dia das Mães. O dado está próximo ao de 2019, que ficou na faixa dos 78%. no ano que antecedeu a pandemia de Covid-19.

Embora o percentual de consumidores que devem ir às compras seja maior do que o de 2020, que foi de 68%, neste ano de 2021, cerca de 34% dos consumidores esperam gastar menos do que no último ano por conta do cenário econômico atual em decorrência da pandemia da Covid-19.

A pesquisa ainda revela que no Dia das Mães deste ano, os produtos campeões de venda devem ser:

 

  • Roupas, calçados e acessórios: 49%;
  • Perfumes 42%;
  • Cosméticos 28%
  • Chocolates 21%.

 

O ranking ainda é formado por flores (18%), maquiagem (14%), utensílios de cozinha (12%) e celular/smartphone (11%).

Vendas Online

Apesar das lojas físicas aparecerem como 69% dos locais de compras, a internet aparece como local de compra de 57% dos consumidores, principalmente nos sites e lojas virtuais (38%).

Para os entrevistados, os fatores que mais pesam na escolha do local de compra são a atratividade do preço, promoções, a qualidade dos produtos e frete grátis.

Pagamentos

Cerca de 72% dos consumidores darão preferência para o pagamento à vista, sendo que em 40% dos casos o pagamento será em dinheiro e, em 28% no cartão de débito. O pagamento a prazo será escolha de mais da metade (52%) dos entrevistados, sobretudo no cartão de crédito parcelado.

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!