Viçosa e Juiz de Fora apresentam condições para receberem vacinas da Pfizer contra a Covid-19
08/05/2021 06:22 em REGIÃO

 

No início da semana, Minas Gerais distribuiu a primeira remessa da Pfizer, no entanto, as doses contra a Covid-19 ficaram apenas na capital, conforme orientação do Ministério da SaúdeIsso ocorreu porque a vacina precisa ser mantida a temperaturas baixíssimas. Apesar disso, municípios da Zona da Mata, como Viçosa e Juiz de Fora, têm condições de receberem e conservar o imunizante.

Leia mais:

As doses da Pfizer precisam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias.

Ao chegarem às salas de vacinação, os imunizantes necessitam de uma temperatura que varia entre 2°C e 8°C e precisam ser aplicados na população em um período de até cinco dias. Apesar da exigência, Viçosa e Juiz de Fora informaram que têm estrutura.

Em nota, a Prefeitura de Viçosa explicou que "a rede de frios da cidade conta com câmaras novas e próprias para o armazenamento de imunológicos e a temperatura gira entre 2°C e 8°C".

"A vacina da Pfizer pode ser enviada para nós, porém, ela deve ser utilizada no máximo em 5 dias após o degelo, por isso não há restrição, porém, o que implica a não utilização é a logística do tempo gasto desde a saída da Câmara de origem (Belo Horizonte), até a chegada e manejo no local de aplicação", afirmou o Executivo.

Até o momento, 15.491 pessoas já receberam a 1ª dose da CoronaVac ou da AstraZeneca em Viçosa.

Nesta quinta-feira (6), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) divulgou que os quatro ultrafreezers estão à disposição para armazenar cerca de 50 mil vacinas produzidas pelo laboratório alemão BioNtech.

Já a Prefeitura de Juiz de Fora afirmou que o município tem condições de receber vacinas da Pfizer e que a Administração "mantém parceria com a Embrapa e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que têm condições de armazenar o imunizante na temperatura exigida pelo fabricante".

De acordo com a UFJF, a instituição tem freezers de tamanhos variados e que atendem às exigências de temperatura.

"São 8 freezers que atingem a temperatura exigida, sendo que três estão em manutenção. Até o momento, de acordo com as orientações divulgadas, a organização do sistema de distribuição de vacinas da Pfizer, pelo Ministério da Saúde, está priorizando as capitais. Caso haja movimento de ampliar a distribuição para o interior do estado e a SES-MG, juntamente com a Prefeitura de Juiz de Fora, manifestem interesse na utilização desses equipamentos, certamente trabalharemos para contribuir dentro do acordo de cooperação entre as instituições parceiras", informou a Universidade.

Mais de 117 mil moradores foram vacinados na cidade até esta sexta-feira (7) com a 1ª dose de CoronaVac ou AstraZeneca.

O G1 entrou em contato com o Ministério da Saúde para saber como é feita a logística da distribuição da Pfizer para os estados. A pasta enviou uma nota. Veja abaixo na íntegra.

"A orientação do Ministério da Saúde é para que estados e municípios sigam essa ordem estipulada pelo Plano de Vacinação, de acordo com as orientações do PNI. Com a lógica tripartite do Sistema Único de Saúde, estados e municípios têm autonomia para montar seu próprio esquema de vacinação e dar vazão à fila de acordo com as características de sua população, demandas específicas de cada região e doses disponibilizadas".

A reportagem também procurou a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para demais informações, no entanto, não houve retorno até a última atualização desta matéria.

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!