Governo de Minas inicia distribuição de 732.150 doses de vacina contra a Covid-19
16/05/2021 06:21 em REGIÃO

 

O governo de Minas Gerais iniciou a distribuição de 732.150 doses de vacina contra a Covid-19 aos municípios nesta sexta-feira (14). São 309.400 unidades da Coronavac, para aplicação da segunda dose em pessoas que estão com o reforço vacinal atrasado, na maior parte das cidades, e 422.750 do imunizante da AstraZeneca.

As doses integram a 19ª remessa de vacinas enviada pelo Ministério da Saúde a Minas Gerais, nas últimas quinta-feira (13) e sexta-feira (14).

De acordo com o governo, na sexta, nove unidades regionais de saúde receberam os imunizantes: Barbacena, Belo Horizonte, Diamantina, Divinópolis, Itabira, Juiz de Fora, Ponte Nova, São João del Rei e Sete Lagoas.

As outras 19 regionais vão receber as doses somente na próxima segunda-feira (17): Alfenas, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Ituiutaba, Januária, Leopoldina, Manhuaçu, Montes Claros, Passos, Patos de Minas, Pedra Azul, Pirapora, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Unaí e Varginha.

 

"Se nós tivéssemos o envio pelo Ministério da Saúde do quantitativo que seria recebido pelo estado e o direcionamento de cada dose para cada publico, poderíamos ter organizado anteriormente a escala de distribuição. Sem saber saber o quantitativo de doses, a gente não consegue antecipar esta distribuição, afirmou a subsecretária de Vigilância em Saúde de Minas, Janaína Passos. Segundo ela, quase 50% das doses foram distribuídas aos municípios.

 

Voos comerciais, caminhão refrigerado e veículos das unidades regionais de saúde estão sendo utilizados para operacionalizar a distribuição das vacinas. Os municípios são responsáveis por retirar as doses de vacina nas respectivas regionais.

De acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), as doses da Coronavac serão utilizadas para a aplicação de segunda dose no grupo que está com o reforço vacinal atrasado ou para a continuidade da imunização.

Somadas às 130.600 unidades de Coronavac já distribuídas aos municípios (30.400 na 16ª remessa e 100.200 na 18ª), as novas 309.400 vacinas vão completar a imunização das mais de 370 mil pessoas que aguardam a segunda dose no estado.

Já as doses da AstraZeneca serão destinadas à aplicação da primeira dose em 2% das pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e à aplicação da segunda dose em 40% de povos e comunidades quilombolas, 100% de povos e comunidades ribeirinhas e 22% de pessoas com 65 a 69 anos de idade.

Até esta sexta-feira (14), 3.971.475 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose no estado. Destas, 2.008.420 receberam o reforço vacinal.

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que ainda aguarda informações sobre o quantitativo de doses das vacinas que será repassado ao município e que "a Secretaria Municipal de Saúde fará a retirada das doses assim que autorizada".

Na capital, são necessárias doses para completar a imunidade de idosos de 64 a 66 anos e também de profissionais da saúde de 43 a 49 anos, que deveriam começar a receber a segunda dose a partir da última quinta-feira. Os idosos de 67 anos tomaram a dose de reforço nesta semana.

 

Fonte: G-1 Minas

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!