Leopoldina passa agora a contar com o Selo de Inspeção Municipal (SIM), um importante serviço que controla a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e derivados do leite, e que monitora e inspeciona a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização.
O lançamento do serviço foi anunciado pelo prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz nesta quarta-feira, 19 de maio, em um evento restrito realizado na Cooperativa Leste, seguindo protocolos sanitários devido à pandemia de coronavírus.
Com a certificação, os produtores poderão vender seus produtos para mais de 40 municípios da região, além de outras vantagens. Isso foi possível graças à recente adesão do município à Associação Municipal da Microrregião do Vale do Paraibuna (AMPAR) e integração ao Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Paraíbuna (SIMPAR).
“O SIM é um importante instrumento para que o agricultor possa legalizar sua agroindústria, além de poder participar dos mercados do município e de parte do estado. Trata-se de uma grande conquista para o meio rural da nossa cidade”, disse o prefeito Pedro Augusto.
Entre outros benefícios do SIM, está a maior segurança alimentar dos consumidores, já que o sistema de produção vai ser inspecionado por uma equipe técnica qualificada.
Vale destacar ainda que o projeto da Prefeitura de Leopoldina, em parceria com a Emater, Secretaria Municipal de Agricultura e equipe do SIM, tem caráter educativo, para que os empreendimentos rurais possam ser legalizados.
Fonte: Prefeitura de Leopoldina, com Éder Garcia / Jornal O Vigilante