Vereador propõe criação de Comissão de Inquérito para fiscalizar verbas da Covid-19 em Cataguases
Publicado em 28/05/2021 13:07
REGIÃO

 

Legislador diz que Município já recebeu mais de R$ 10 milhões e que não presta contas desde dezembro de 2020.

O vereador de Cataguases, Jeferson Pinto de Freitas (Professor Jeferson) (PSL), irá propor a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar como está sendo empregado os recursos recebidos pela prefeitura de Cataguases para enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Município. Conforme o vereador, a CEI irá dar mais transparência em relação aos recursos originários do Governo Federal e Estadual para ações de prevenção e combate à pandemia. Segundo ele, mais de R$ 10 milhões já foram enviados para o Município para combater a doença, mas desde dezembro de 2020 que não são encontrados dados referente aos tais recursos no Portal da Transparência, o que dificulta o trabalho fiscalizador do Legislativo. Ele reforça que já enviou diversos requerimentos para o Executivo, mas que ainda não obteve nenhuma resposta.
 
O vereador também pretende apurar os valores repassados, pela Secretaria Municipal de Saúde, ao Hospital de Cataguases, provenientes da Federação, do Estado ou do Município.
 
Outro objetivo da comissão será a revisão das métricas e evidências científicas utilizadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 (Comitê COVID), que ensejaram nas restrições impostas pelos decretos municipais, a fim de esclarecer tecnicamente para a população a eficácia e objetivos das medidas impostas.
 
"Esta proposta é muito importante para os cidadãos de Cataguases, porque nós precisamos ter o conhecimento dos gastos e a gente não pode fazê-lo direto perguntando ao hospital porque não é órgão público, mas por via da Comissão Especial de Inquérito, a gente pode chegar com mais força às Secretarias de Saúde e de Finanças para colher os dados necessários referentes a todos esses gastos", ressaltou o vereador.
 
Para ser colocada em votação e consequente criação da comissão pelos vereadores, a proposta necessita ter o apoio de mais quatro edis e tão logo essas assinaturas sejam fechadas a intenção do vereador é que ela entre na pauta o mais rápido possível.
 
Confira abaixo a entrevista do vereador Professor Jeferson para mais informações:
 

 

Fonte: Mídia Mineira

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!