Estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede estadual de ensino poderão voltar às aulas presenciais em 17 municípios de Minas Gerais a partir desta segunda-feira (veja a lista ao final da reportagem). Segundo a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), 87 escolas vão retomar as atividades.
Somente estão autorizadas a reabrir instituições localizadas em microrregiões ou macrorregiões que estejam na onda verde ou amarela do Minas Consciente e, especificamente, em cidades cujas prefeituras não apresentaram restrições.
No início da semana passada, a SEE-MG anunciou que professores de 107 escolas estaduais, de 37 municípios, voltaram ao trabalho presencial para se preparar para receber os alunos nesta segunda-feira.
No entanto, na última quinta-feira (17), Triângulo do Norte, que estava na onda amarela do Minas Consciente, regrediu para a onda vermelha. Portanto, as escolas localizadas nesta macrorregião não poderão mais acolher os estudantes.
"A deliberação do Comitê Extraordinário de Covid-19 prevê que escolas que já tiverem iniciado atividades de ensino podem mantê-las caso haja retrocesso para a onda vermelha, obedecendo critérios mais rígidos. Como elas (as do Triângulo do Norte) não chegaram a iniciar atividades de ensino de fato, não vão começar a receber os estudantes", explicou a subsecretária de desenvolvimento da educação básica, Izabella Cavalcante Martins.
Das 14 macrorregiões do estado, 12 estão na onda vermelha do Minas Consciente. Apenas Sudeste e Vale do Aço estão na onda amarela.
Na região Sudeste, que saiu da etapa mais restritiva na última quinta-feira, os alunos também não voltam nesta segunda – apenas os profissionais de educação das escolas retornam ao serviço. Os estudantes serão chamados na próxima semana, caso o Sudeste não volte para a onda vermelha.
A adesão às aulas presenciais não é obrigatória – as famílias têm autonomia para decidir, já que as atividades remotas vão continuar. Segundo Izabella, há cerca de 20 mil alunos do 1º ao 5º ano nas 87 escolas autorizadas a abrir.
"A gente fez um levantamento dos estudantes que tinham interesse de retorno e 44% pretendem voltar. Todas as escolas estão organizadas para garantir a segurança dos estudantes, é um momento muito aguardado depois de tanto tempo sem aula", disse a subsecretária.
De acordo com a SEE-MG, todas as escolas passaram por um checklist "criterioso" para a aplicação dos protocolos sanitários, "com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza".
A pasta prevê um retorno híbrido, com alunos nas escolas em uma semana e, na outra, em casa. Não há limite máximo de estudantes por turma – o número depende do tamanho das salas de aula. As normas exigem distanciamento de 1,5 metro entre cada pessoa.
A volta das atividades presenciais na rede estadual foi autorizada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) na última quinta-feira (10), após cerca de um ano e três meses de suspensão.
Em Belo Horizonte, ainda não há previsão de retomada das aulas nas escolas estaduais. Embora a capital não participe do Minas Consciente, está inserida na onda vermelha do programa.
Na capital, podem funcionar, a partir desta segunda-feira, escolas do ensino fundamental, do 1º ao 9º ano, além da educação infantil.
Veja as cidades onde haverá retomada das aulas presenciais na rede estadual:
- Rio Pardo De Minas
- Caratinga
- Santa Bárbara Do Leste
- Antônio Dias
- Coronel Fabriciano
- Timóteo
- Itabira
- Rio Piracicaba
- Araçuaí
- Coronel Murta
- Francisco Badaró
- Ninheira
- Taiobeiras
- Morro Do Pilar
- Capitão Enéas
- Francisco Sá
- Montes Claros
Fonte: G-1 Minas