Nesta quarta-feira (23), Mário Campos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, suspendeu a vacinação por problemas em um refrigerador. Mais de 600 doses podem ter sido perdidas. O problema técnico aconteceu em uma câmara de refrigeração da sala de vacinação do Núcleo Ampliado Saúde da Família. As doses vão passar por averiguação.
Em Betim, também na Grande BH, doze frascos de vacinas contra a Covid-19 foram perdidos após defeitos no refrigerador da Unidade Básica de Saúde do bairro Cruzeiro do Sul. Eles correspondiam a 120 doses.
Segundo a prefeitura da cidade, um técnico de manutenção da secretaria esteve na UBS nesta segunda-feira (5) para verificar o que provocou o defeito. Ainda de acordo com a prefeitura, o equipamento é novo, está na garantia e a assistência técnica do fabricante foi acionada.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) disse em nota que, “assim que o município identifica alguma alteração no imunizante, ele preenche um formulário online e notifica a SES e o Ministério da Saúde, sendo o governo federal responsável pela avaliação conclusiva da destinação da vacina”.
Fonte: G-1 Minas