A autora do Projeto é a Arquiteta e Urbanista leopoldinense Laura Domiciano, que teve seu trabalho selecionado para a agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Um projeto de requalificação urbana para as margens do córrego Feijão Cru, no município de Leopoldina foi selecionado pelo Instituto de Arquitetos Brasileiros (IAB) para compor a lista dos 51 projetos que contribuem para a agenda 2030 da ONU.
Os selecionados variam entre propostas localizadas em território nacional, ou no exterior, sob a premissa de terem sido elaborados a partir de 2015 e estarem de acordo a pelo menos um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Tais objetivos vão desde cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, bem como ao combate à fome e às mudanças climáticas.
De autoria da Arquiteta e Urbanista leopoldinense Laura Domiciano (foto), que reside em Leopoldina, o projeto “Entre Pontes” começou a ser desenvolvido em 2019 e tem o córrego “Feijão Cru” como base para criação de uma metodologia de análise de áreas adjacentes a cursos d’água, como conta a autora, que é Mestranda em Gestão Urbana com foco em cursos d’água pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Laura esclareceu ao Jornal O Vigilante Online que essa metodologia vem ganhando projeção no cenário acadêmico e atualmente está sendo aplicada em algumas cidades do estado de São Paulo junto ao geoprocessamento de dados.
De acordo com a Arquiteta, o Projeto “Entre Pontes” selecionado pelo IAB é todo aplicado para uma reurbanização e requalificação das margens do “Feijão-Cru”.
“No próximo mês ele será apresentado no UIA, o maior congresso de arquitetura e urbanismo do mundo e será traduzido para mais 4 idiomas, ganhando projeção internacional ao compor a lista para ONU”, informou.
A Revista Projeto, uma das revistas de arquitetura mais influentes do país, divulgou que o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) anunciou os 51 projetos arquitetônicos e planos urbanísticos que compõem o 2º Guia IAB para a Agenda 2030.
Segundo a publicação, os selecionados variam entre propostas sobre Erradicação da Pobreza, Fome Zero, Boa Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Água Limpa e Saneamento, Energia Acessível e Limpa, Emprego Digno e Crescimento Econômico, Indústria, Inovação e Infraestrutura, Redução das Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Consumo e Produção Responsáveis, Combate às Alterações Climáticas, Vida de Baixo D’Água, Vida Sobre a Terra, Paz, Justiça e Instituições Fortes e Parcerias em Prol das Metas de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU.