A investigação da queda do avião em Barcelos, Amazonas, que vitimou 14 pessoas, incluindo 12 turistas , além do piloto e copiloto, foi iniciada pela Força Aérea Brasileira (FAB). O prefeito da cidade, Edson de Paula Rodrigues Mendes, confirmou a trágica ocorrência. Os investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram acionados, conforme comunicado da FAB.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, informou que todos os ocupantes da aeronave eram turistas brasileiros que se dedicavam à pesca esportiva no Rio Negro. Barcelos, uma cidade conhecida pelo ecoturismo, é um dos principais destinos de pesca esportiva no Brasil. Atualmente, a região vive o auge da temporada dessa atividade, que ocorre de setembro a fevereiro.
O Gazeta Brasil obteve acesso à lista (abaixo) de passageiros, todos homens, sendo 12 passageiros e 2 tripulantes. Os esforços iniciais da investigação incluem a coleta e avaliação dos dados da ocorrência, preservação de evidências, verificação dos danos à aeronave e obtenção de informações relevantes para apurar a queda do avião.
O avião, um Embraer EMB-110 “Bandeirante”, de propriedade da ManausAerotáxi, partiu de Manaus com destino a Barcelos e caiu próximo ao aeroporto da cidade durante uma chuva, que também causou falta de energia elétrica na região. O Secretário da Defesa Civil do Amazonas, Coronel Máximo, confirmou o acidente e informou que a corporação está se preparando para uma intervenção. A aeronave tem capacidade para até 18 passageiros e é do modelo Embraer EMB-110 “Bandeirante”.
Lista de vítimas do acidente aéreo em Barcelos
- Euri Paulo dos Santos
- Fabio Campos Assis
- Fabio Ribeiro
- Gilcresio Salvador Medeiros
- Guilherme Boaventura Rabelo
- Hamilton Alves Reis,
- Heudes Freitas
- Luiz Carlos Cavalcante Garcia
- Marcos de Castro Zica
- Renato Souza de Assis
- Roland Montenegro Costa
- Witter Ferreira de Faria
Piloto e co-piloto
- Leandro Souza,
- Fernando Galvão