Ele era procurado pela Polícia Civil do DF por liderar esquema de golpes financeiros que enganou mais de 50 mil vítimas
O pastor evangélico Osório José Lopes Júnior foi preso em Sucupira, no sul do Tocantins, na tarde desta quinta-feira (21). Ele era procurado pela Polícia Civil do Distrito Federal por ser considerado o líder de um esquema de golpes financeiros que enganou mais de 50 mil vítimas. A investigação apontou que o grupo prometia lucro de até R$ 1 octilhão a quem desse dinheiro ao grupo criminoso.
A operação contra o bando de fraudadores foi deflagrada na quarta-feira (20). Havia mandado de prisão contra Osório Júnior, mas ele não foi encontrado em sua mansão no Alphaville, condomínio de luxo em São Paulo. Agentes do Tocantins localizaram o pastor por volta das 17h15 de quinta em uma fazenda de Sucupira. Ele foi levado para a delegacia de Gurupi (TO), onde prestou depoimento.
Em seguida, o pastor seguiu para a Unidade Penal Regional de Gurupi, onde está à disposição da Justiça do Distrito Federal. A Polícia Civil do DF já foi avisada sobre a prisão e deve pedir a transferência do investigado nesta sexta.
Também foi presa na quinta Maria Aparecida Gomes Barbosa, 63 anos, que se apresenta como pastora missionária e é apontada como braço direito do líder do líder do golpe milionário. Ela foi localizada em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, na casa da filha. A Polícia Civil do DF diz que a religiosa era responsável por captar investimentos e vítimas para o esquema, sendo uma espécie de “administradora”.
Grupo criminoso conta com vários pastores evangélicos
O grupo criminoso que tem dezenas de pastores evangélicos, que movimentaram R$ 156 milhões em 5 anos, além de criar 40 empresas fantasmas e ter mais de 800 contas bancárias suspeitas, segundo a polícia brasiliense. Iniciada há um ano, a investigação aponta que os investigados prometiam retornos “imediato e rentabilidade estratosférica”.
Foto: Reprodução/Rede social
Fonte: O Tempo