Outubro Rosa: saiba como a Dermatologia pode ajudar no combate ao Câncer de mama
BRASIL
Publicado em 18/10/2023

 

Em entrevista à Rádio Muriaé, a dermatologista Dra. Thais Cascardo falou sobre a analogia entre a dermatologia e o câncer de mama, enquanto destacava a importância do “Outubro Rosa” no contexto da prevenção e orientação sobre a doença. Outubro que é o mês dedicado a aumentar a conscientização sobre o câncer de mama, Dra. Thais trouxe uma perspectiva única, relacionando essa causa à sua própria especialidade.

Dra. Thais Cascardo explicou a analogia. Segundo ela, assim como a pele é um espelho do nosso corpo, refletindo a saúde interna e muitas vezes revelando sinais precoces de doenças, o autoexame e a mamografia desempenham um papel semelhante na detecção precoce do câncer de mama. Ela destacou a importância do diagnóstico precoce em ambas as áreas e como a prevenção pode salvar vidas.

“Assim como a dermatologia busca identificar e tratar precocemente doenças de pele, o câncer de mama também exige uma abordagem preventiva. No campo da dermatologia, muitos problemas podem ser tratados com sucesso se diagnosticados precocemente”, disse a especialista.

Ainda segundo ela, o mesmo se aplica ao câncer de mama. Quando as mulheres realizam exames regulares, como a mamografia, as chances de detectar o câncer em estágios iniciais aumentam significativamente, tornando o tratamento mais eficaz e as taxas de sobrevivência mais altas.

Dra. Thais Cascardo Graduada pela Uniredentor-RJ, pós-graduada pela IPEMED-ES. Atualmente ela atende na Clínica Perfeitamente.

Sobre o outubro Rosa

O movimento teve início na década de 1990, nos Estados Unidos, e foi trazido ao Brasil em 2002. Desde então, o mês de outubro se tornou um símbolo da luta contra o câncer de mama, promovendo a conscientização, a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

O Outubro Rosa é uma oportunidade crucial para sensibilizar a sociedade sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Ele oferece suporte às mulheres que enfrentam a doença e estimula ações para reduzir os riscos. Além disso, destaca a importância do acompanhamento médico regular, do autoexame e da mamografia.

Fonte: Site da Rádio Muriaé

Comentários
Comentário enviado com sucesso!