Processos seletivos exigem escolaridade entre o nível fundamental e o ensino médio/técnico
A Marinha e a Aeronáutica têm 2.510 vagas abertas em quatro processos seletivos voltados para ambos os sexos. As chances para quem sonha com a carreira militar são de nível fundamental, médio e médio técnico. Para ajudar o leitor a identificar em que perfil de concurso se encaixa, o EXTRA reúne, abaixo, as principais informações sobre o Curso Preparatório de Cadetes do Ar, o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento, o Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais e as Escolas de Aprendizes-Marinheiros.
Ao escolher um concurso, é preciso ficar atento ao prazo de inscrição e às disciplinas que serão cobradas nas avaliações. Nos editais, é possível conferir as regras para o pedido de isenção da taxa de participação e a descrição de outras etapas dos processos seletivos.
Em todos os casos, além de cumprir requisitos de escolaridade e idade, os candidatos não podem ter filhos, não devem ter união estável ou serem casados, e precisam permanecer assim até a conclusão do curso de formação da carreira.
Aeronáutica
Curso Preparatório de Cadetes do Ar - Tem 130 vagas. As inscrições poderão ser feitas aqui, de 5 a 25 de março, e custarão R$ 80. Os candidatos deverão fazer prova escrita em 23 de junho, de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática. Os aprovados serão submetidos a curso de três anos, em regime de internato, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena (MG).
Sexo: ambos
Idade: entre 15 e 18 anos, completados até 31 de dezembro de 2025
Escolaridade: nível fundamental
Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento - São cem vagas, em 11 especialidades: Eletrônica, Administração, Enfermagem, Eletricidade, Laboratório, Obras, Clarinetas - soprano baixo, Trompete Bb, Trombone - tenor/baixo, e Tuba - sousafone. As inscrições vão até as 15h de 2 de fevereiro, neste site. Os candidatos precisarão fazer uma prova objetiva em 14 de abril, com questões de Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos. Os aprovados farão um curso durante um ano, na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá, São Paulo.
Foto: Digulgação
Fonte: O Extra