Os casos de câncer de próstata devem dobrar para quase 3 milhões até 2040 em todo o mundo, conforme mostra uma importante comissão.
Cerca de 700 mil mortes são esperadas anualmente até então, um aumento de 85 por cento em relação aos 375 mil em 2020, descobriram pesquisadores britânicos.
A expectativa de vida crescente levará a um aumento “inevitável” nos casos, dizem os especialistas.
O Professor Nick James, do The Royal Marsden NHS Foundation Trust, disse: “Sabemos que esse aumento nos casos está chegando, então precisamos começar a planejar e agir agora.
“Intervenções baseadas em evidências, como melhoria na detecção precoce e programas educacionais, ajudarão a salvar vidas nos próximos anos.
O câncer de próstata é o câncer mais comum em homens, afetando mais de 52 mil e matando 12 mil a cada ano na Grã-Bretanha.
A doença pode ser tratada com radioterapia ou por cirurgia para remover o órgão se detectada precocemente.
A Comissão Lancet sobre câncer de próstata analisou dados de 185 países para ver como os casos e mortes causadas pela doença mudaram ao longo do tempo.
As cifras remontam a 1975 para 31 países, prevendo-se que os casos aumentem para 2,9 milhões em todo o mundo até 2040, contra 1,4 milhão em 2020.
Os casos são atualmente mais altos no norte e oeste da Europa, no Caribe, na Austrália, na Nova Zelândia, na América do Norte e no sul da África.
As taxas de mortalidade são mais altas no Caribe, na África Central, na África do Sul, na África Ocidental, na Polinésia e na Melanésia.
A equipe prevê que o maior crescimento nos casos e mortes será visto no leste da Ásia, na América do Sul e no leste da Europa nos próximos 16 anos.
Quais são os sintomas do câncer de próstata?
Os sintomas do câncer de próstata podem incluir:
– Necessidade de urinar com mais frequência, muitas vezes durante a noite
– Necessidade de correr para o banheiro
– Dificuldade em começar a urinar (hesitação)
– Esforço ou demora ao urinar
– Fluxo fraco
– Sensação de que a bexiga não se esvaziou completamente
– Sangue na urina ou no sêmen
Fonte: NHS
Eles disseram que os responsáveis pela saúde precisam agir agora para garantir que a doença seja detectada precocemente, para que possa ser tratada e vidas possam ser salvas.
O Professor James disse: “Com o câncer de próstata, não podemos esperar que as pessoas se sintam doentes e busquem ajuda.
“Devemos incentivar testes naqueles que se sentem bem, mas que têm um alto risco de contrair a doença, a fim de detectar o câncer de próstata letal precocemente.
“Clínicas itinerantes e testes móveis oferecem soluções econômicas que combinam exames de saúde e educação.”
Ele disse que um novo ensaio clínico do NHS chamado The Man Van ajudou a detectar quase 100 diagnósticos de câncer em homens “que de outra forma só teriam visto um médico quando seu câncer já tivesse progredido”.
O Professor James disse: “Ao levar uma van com testes rápidos e fáceis diretamente aos homens no trabalho e na comunidade, fornecemos milhares de exames de saúde.”
Fonte: Gazeta Brasil