Um esquema de venda e apresentação de recibos odontológicos falsos em declarações do Imposto de Renda (IR) está na mira da Polícia Federal (PF), que faz operação conjunta com a Receita Federal nesta terça-feira (28) na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A operação leva o nome de Cariogênicos.
O esquema detectado pela Receita Federal iniciava-se com a transmissão de declarações do IR pessoa física com supostas despesas relativas a gastos odontológicos. Constatou-se que a transmissão das declarações era realizada a partir de um único computador com localização na Grande BH.
Os recibos das despesas foram emitidos para contribuintes residentes nos arredores da capital por dentistas com consultórios em outro estado e em clínicas que não se encontram em funcionamento há alguns anos. Identificou-se, ainda, que a contadora responsável pelas transmissões das declarações de imposto de renda está com o registro baixado junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
A Receita já autuou alguns desses contribuintes que tiveram as declarações verificadas. Os responsáveis pelo esquema poderão responder judicialmente pelos crimes contra a ordem tributária, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso.
Fonte: Hoje em Dia