O governo federal divulgou neste domingo o balanço do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. A abstenção foi registrada em 30,6%, uma queda em relação às últimas edições do exame, quando o índice foi de 32% no ano passado e 32,1% em 2022.
No primeiro dia de provas, o índice de abstenção foi ainda menor, alcançando 26,6%. Esse número também representa uma redução em comparação aos anos anteriores: 28,1% em 2023 e 28,3% em 2022.
Em coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, apresentaram os dados e fizeram um balanço das provas.
Durante o segundo dia, 1.925 participantes foram eliminados do exame por infrações, como sair da sala antes do horário permitido, utilizar equipamentos eletrônicos, não seguir as orientações dos fiscais ou se ausentar antes do tempo estipulado. Esse número representou uma queda considerável em relação ao primeiro dia, quando mais de 5 mil eliminações foram registradas.
Outro dado importante apresentado foi o aumento no número de alunos concluintes do Ensino Médio da rede pública inscritos no Enem. Em 2024, 94% dos estudantes dessa categoria se inscreveram para a prova, um aumento significativo em relação aos 58% do ano passado. Em alguns estados, o índice chegou a 100%.
Camilo Santana atribuiu esse aumento ao impacto do programa Pé-de-Meia, que oferece incentivos financeiros para os alunos que permanecem no Ensino Médio, com um valor extra para aqueles que realizam o Enem. “Só para reforçar que esse foi um esforço feito pelo MEC e também pelo impacto do programa Pé-de-Meia, nós aumentamos o número de alunos concluintes do Ensino Médio de escolas públicas inscritos no Enem”, destacou o ministro.
O ministro também aproveitou a coletiva para informar que a divulgação do gabarito oficial do Enem será antecipada para a próxima semana, com a data exata a ser divulgada pelo Inep nesta segunda-feira, 11 de novembro. Inicialmente, a divulgação estava prevista para o dia 20 de novembro.
Fonte: Site da Gazeta Brasil