O ex-presidente Michel Temer (MDB) criticou, nesta segunda-feira (25), a proposta que pode diminuir a jornada de trabalho no Brasil. Durante evento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em São Paulo, o emedebista se debruçou sobre a escala 4x3 (trabalha quatro dias e descansa outros três), vista como uma alternativa à jornada 6x1 (trabalha seis dias e descansa um).
“Esta coisa de 4x3 não vai dar certo no Brasil. Acho que não é o melhor momento de se pensar nisso. Nem acho que os trabalhadores andam preocupados com isso”, comentou o ex-presidente, emendando:
“Se acontecer isso, a sensação que eu tenho é que, nos outros três dias, o trabalhador vai arrumar outro emprego.”
Para Temer, a implementação de uma jornada de trabalho 4x3 não seria vantajosa para os empresários, já que poderia aumentar os custos operacionais das empresas.
A escala 6x1 é alvo de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Assinado pela deputada federal Erika Hilton, o texto propõe alterar o artigo 7º da Constituição, no inciso 13, sugerindo exatamente uma jornada de trabalho por quatro dias por semana.
Fonte: Site da Rádio Itatiaia