A partir desta sexta-feira, 28 de fevereiro, estará disponível o PIX por aproximação para os clientes das instituições financeiras, conforme regulação do Banco Central. Com essa novidade, será possível realizar pagamentos de boletos e outros tipos de transações de forma ainda mais prática e rápida, basta aproximar o celular da máquina do lojista, assim como acontece com os cartões de crédito e débito. O novo sistema permitirá que o PIX seja integrado a carteiras digitais, como Apple Pay, Samsung Pay e Carteira do Google, o que elimina a necessidade de acessar o aplicativo do banco para realizar os pagamentos.
A principal vantagem do PIX por aproximação é a agilidade que ele oferece. Ao contrário do PIX por QR Code, onde o cliente precisa acessar o aplicativo, selecionar a opção de leitura do código e aceitar a transação, com a aproximação, basta que o cliente tenha o aplicativo aberto e aproxime o celular da máquina do comerciante. O processo é simples, rápido e mais eficiente.
Além disso, as transações por aproximação terão um limite padronizado de R$ 500, mas o cliente poderá ajustar esse valor de acordo com suas preferências, seja por transação ou por dia.
Fonte: Site do Marcelo Lopes