Quem é Eliane Nogueira, mãe e suplente de Ciro Nogueira no Senado
28/07/2021 06:06 em DIVERSOS

 

Com a ida do senador Ciro Nogueira (Progressistas) para a chefia da Casa Civil, a mãe dele, Eliane e Silva Nogueira Lima, 72 anos, filiada ao Progressistas, assumirá a vaga deixada. É a primeira vez que ela assumirá um cargo político. Eliane, entretanto, não deve assumir a vaga de Ciro na CPI da Covid. A definição de quem irá ocupar o posto cabe ao bloco ao qual ele pertence.

Eliane e Silva Nogueira Lima, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral, possui ensino médio completo e é empresária. Ela é viúva de Ciro Nogueira Lima, cujo pai, Manoel Nogueira Lima, vem de uma longa tradição política na cidade piauiense de Pedro II.

Com Ciro Nogueira Lima, Eliane teve os filhos Ciro Nogueira Lima Filho, Raimundo Neto, Alessandra, Juliana e Gustavo Nogueira Lima. Ela tem oito netos e, após a morte do marido, em março de 2013, voltou-se ainda mais à atividade empresarial.

Embora nunca tenha assumido um cargo público, a assessoria de imprensa do senador informou que ela sempre esteve próxima da política. Eliane é gestora de empresas da família e, conforme a assessoria, desenvolveu no dia a dia dessas companhias a experiência em administração.

Em 2018, depois de estar nos bastidores de outras campanhas do filho para deputado federal (1994, 1998, 2002 e 2006) e para senador em 2010, Eliane Nogueira disputou a primeira eleição como suplente de senador. Com a saída de Ciro, assumirá a cadeira como senadora pelo estado do Piauí.

Ciro na Casa Civil

 

Ciro confirmou a informação após se reunir com Bolsonaro no Palácio do Planalto. O próprio presidente já havia antecipado, na semana passada, que o senador iria para a Casa Civil.

"Acabo de aceitar o honroso convite para assumir a chefia da Casa Civil, feito pelo presidente. Peço a proteção de Deus para cumprir esse desafio da melhor forma que eu puder, com empenho e dedicação em busca do equilíbrio e dos avanços de que nosso país necessita", escreveu Nogueira em uma rede social.

Nogueira é presidente do PP e membro do grupo conhecido no Congresso como Centrão.

A ida dele para a Casa Civil é uma estratégia de Bolsonaro de se fortalecer politicamente. O presidente tenta estreitar seus laços com o grupo, fundamental para o governo ganhar votações no Congresso, e também busca melhorar a relação do governo com o Senado, onde a CPI da Covid tem gerado desgastes para o Palácio do Planalto.

A Casa Civil é um dos mais importantes ministérios da Esplanada e, além de auxiliar na articulação política junto ao Congresso, atua na coordenação de ações do governo com outras pastas.

O parlamentar piauiense de 52 anos de idade circula pelos corredores do Congresso desde 1995, quando tomou posse como deputado federal, aos 26 anos. Ele é considerado em Brasília um "político profissional".

Após quatro mandatos na Câmara e em meio ao segundo mandato como senador, Ciro assumirá pela primeira vez um cargo no Executivo.

Filho e neto de políticos, o empresário piauiense é formado em direito e, nas últimas eleições, declarou à Justiça Eleitoral ter R$ 23,3 milhões em bens.

Ciro Nogueira, que apoiou governos petistas e o do ex-presidente Michel Temer (MDB), aproximou-se de Jair Bolsonaro em meados de 2020. Desde então, passou a fazer parte da comitiva do presidente durante viagens ao Nordeste para inauguração de obras e se tornou um dos principais defensores de Bolsonaro no Congresso.

 

Fonte: G-1

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!